Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Ministro dá posse a conselheiros da Conaes

  • Terça-feira, 28 de agosto de 2007, 16h20

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deu posse nesta terça-feira, 28, aos membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Conaes é um órgão colegiado, criado pelo Ministério da Educação para coordenar e supervisionar o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

De acordo com Haddad, o novo colegiado toma posse em um momento de consolidação do Sinaes, que conclui seu primeiro ciclo. “A expectativa é grande. Em pouco tempo poderemos entregar à sociedade resultados capazes de dar segurança aos alunos, além de ajudar as instituições avaliadas a construir sua reputação e a revisar seu trabalho”, explica.

Os treze membros da Conaes formam um colegiado responsável por apresentar mecanismos de avaliação dos cursos superiores e do desempenho dos alunos, além de utilizar o resultado das avaliações para formular propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior. Entre as funções, a Conaes também articula-se com os sistemas estaduais de ensino para estabelecer ações e critérios comuns de avaliação e supervisão do ensino superior.

Durante a cerimônia, o atual presidente da Conaes, Sérgio Franco, foi reeleito. Para Franco, a continuidade dos trabalhos na Conaes contribuirá para a consolidação de um modelo sistêmico de avaliação. ”Estamos plantando uma nova cultura avaliativa no Brasil, com caráter emancipador e com a gestão voltada para o futuro”, considera.

Membros — Tomaram posse Adalberto Vieyra, representante da Capes; Carlos Bielschowsky, Dirceu do Nascimento e Paulo Roberto Wollinger, representantes do MEC; Flávia Calé da Silva, representante do corpo discente das instituições de educação superior; Robert Evan Verhine e José Matias Pereira, representantes escolhidos entre cidadãos com notório saber científico, filosófico e artístico. Foram reconduzidas à comissão a representante do corpo docente das instituições de educação superior Madalena Guasco Peixoto e as representantes escolhidas entre cidadãos com notório saber científico, filosófico e artístico Nadja Maria Valverde Viana e Sônia Penin. Também compõem a comissão o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, e o presidente da Conaes, Sérgio Franco.

Cíntia Caldas

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página