Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola de Fábrica promove emprego e aprendizado para jovens
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Ministro dá posse ao reitor do instituto federal do Acre

  • Terça-feira, 30 de novembro de 2010, 12h59
Ao dar posse ao reitor Marcelo Minghelli, Haddad lembrou que os institutos federais operam uma mudança de mentalidade e visão de futuro. (Foto: Wanderley Pessoa)Ao dar posse ao novo reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli, nesta terça-feira, 30, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a educação ajuda a organizar um país. “O impacto da educação pode ser percebido na economia, na política de urbanização e de habitação, na cultura, nos arranjos produtivos locais e na organização de territórios”, exemplificou.

Na opinião de Haddad, os institutos federais conseguem “operar mudança de mentalidade e visão de futuro” na população. Hoje, as escolas federais de educação profissional estão presentes em todas as mesorregiões do país, graças à política de expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde 2005, foram criadas 214 unidades.

O reitor empossado acredita que o sonho da educação pública gratuita, de qualidade e para todos está sendo retomado. Em relação ao instituto do Acre, Minghelli ressalta que seguirá com o projeto de crescimento da instituição, a primeira escola federal de educação profissional do estado, criada em 2008.

Marcelo Minghelli é graduado em direito pela Universidade de Passo Fundo (RS), especialista em direito público municipal pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná. Entre outros trabalhos, integrou o grupo que elaborou a lei de criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, foi coordenador do departamento de direito da pós-graduação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e secretário-geral do Instituto Raymundo Faoro.

O novo reitor do Ifac é pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, membro do Conselho Universitário Superior de Passo Fundo e professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. É, ainda, autor do livro Orçamento Participativo: uma Leitura Jurídico-Política.

Letícia Tancredi
Assunto(s): instituto federal , reitor , posse
X
Fim do conteúdo da página