Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Encontro discute inclusão digital

  • Quarta-feira, 28 de maio de 2008, 05h40

Comunicação digital é tema de evento no Cefet-PB 

Cerca de 500 pessoas participam, a partir de hoje, 28 de maio, no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) da Paraíba, em João Pessoa, do 2º Encontro de Comunicação Digital. Com o objetivo de discutir a inclusão digital e social por meio de software livre, o evento tem como tema A tecnologia da informação otimizando o meio social, acadêmico e empresarial. Na programação do encontro, que termina na sexta-feira, 30, estão previstas palestras institucionais, apresentações orais de trabalhos acadêmicos e científicos, workshop, exibição de filmes, entre outros. As inscrições, que são gratuitas e ainda estão abertas, podem ser feitas na página eletrônica.

Técnicos educacionais recebem capacitação em Santarém

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação do Pará, realiza até 30 de maio, em Santarém (PA), formação em Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). Cerca de 70 pessoas, entre técnicos da secretaria municipal de educação e gestores das escolas de atendimento prioritário estipuladas pelo Ministério da Educação no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), deverão participar do evento. A capacitação será desenvolvida por meio de oficinas e plenárias, a partir da fundamentação metodológica de cada escola, visando a melhor assimilação da metodologia do PDE-Escola. O FNDE pretende oferecer, ainda no primeiro semestre deste ano, formações em PDE-Escola aos técnicos e gestores dos pólos de Abaetetuba, Salinópolis, Castanhal, Marabá e Belém.

Federal de Uberlândia promove seminário internacional

Os ministérios da Educação e das Relações Exteriores realizam a partir de hoje, 28 de maio, até 30 de maio, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2º Seminário Internacional do Programa de Estudante Convênio de Graduação, com o tema Meu País: razão de estar aqui! O seminário tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica e cultural dos alunos participantes do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e difundir as ações de formação universal associadas aos processos de cooperação internacional entre universidades, ampliando o conhecimento da realidade desses países e suas culturas, além de favorecer a interação entre os estudantes estrangeiros e brasileiros. O PEC-G constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o governo brasileiro oferece a países em desenvolvimento, especialmente na África, América Latina e Caribe. Podem participar do 2º seminário estudantes, representantes de instituições de ensino superior, gestores, professores, pesquisadores e interessados. Mais informações na página eletrônica do evento.

Seminário discute mudanças climáticas na Amazônia

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) promove nos dias 29 e 30 de maio, em Boa Vista (RR), o 4º Seminário Internacional de Economia Amazônica e Desenvolvimento Sustentável de Roraima. Com o tema Amazônia e Caribe: mudança climática, energia e desenvolvimento, o evento tem como objetivo promover a discussão sobre as mudanças climáticas e suas repercussões no continente. Mais informações no portal da UFRR.

Inscrições para pós-graduação em biodiesel

Estão abertas, até 5 de junho, as inscrições para o processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (Cefet-RV) para o preenchimento de 40 vagas no curso de pós-graduação lato sensu em biodiesel. A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas. A primeira consistirá de uma prova escrita de caráter eliminatório e classificatório e constará de questões dissertativas, distribuídas dentro da área de agroenergia. A segunda etapa terá caráter classificatório e será realizada por meio de análise de currículo. A prova escrita ocorrerá no dia 15 de junho, no horário de 9 às 12 horas, na escola municipal Valdivino Silva, no município de Iporá (GO). A taxa de inscrição é R$ 120,00, e deverá ser feita via internet, na página eletrônica da Fundação de Aprimoramento Tecnológico, Científico e Cultural (Funatec). Mais informações pelo telefone (64) 3620-5617 e no edital do processo seletivo.

Fundaj promove semana do meio ambiente

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Coordenação-Geral de Estudos Ambientais e da Amazônia, promove em Recife, no período de 3 a 5 de junho, a 5ª Semana do Meio Ambiente. Com o tema Mudanças Climáticas e o Nordeste Brasileiro, tem o objetivo de discutir as prováveis conseqüências das mudanças atmosféricas em curso. A programação conta com mesas-redondas, seminários, exibição de filmes e exposição de fotografia. Interessados podem encaminhar artigos científicos para análise e, se aprovados, serão divulgados por meio de anais em CD-rom. Mais informações no sítio eletrônico da Fundaj.

Estudantes já podem fazer inscrição para o ProUni

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2008. O prazo termina às 21h do dia 6 de junho. Para participar, o candidato precisa ter obtido média de no mínimo 45 pontos nas provas de redação e objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Mais informações e inscrições na página eletrônica do programa.

Cefet-RV abre inscrição para processo seletivo

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o processo seletivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Verde (GO). São oferecidas 80 vagas para os cursos superiores (agronomia e zootecnia) e 300 vagas para cursos técnicos (administração, agropecuária, comércio, contabilidade, informática e secretariado). Mais informações e inscrições na página eletrônica ou no telefone: (64) 3623-3507.

Prorrogado prazo para inscrição no Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008 estarão abertas até 13 de junho. A prova será realizada em 31 de agosto, às 13h. Podem participar do Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio este ano quanto aqueles que já o concluíram. A inscrição pode ser feita nas agências dos Correios ou pela internet. No primeiro caso, as escolas que preencheram o Censo Escolar de 2007 vão receber fichas de inscrição. Os alunos da rede pública podem retirá-las na escola, preenchê-las e entregá-las numa das agências dos Correios. A inscrição é gratuita para estudantes das escolas públicas. Mais informações na página eletrônica do exame.

Programa de graduação para estrangeiros abre inscrições

Estão abertas, até 18 de junho, as inscrições para estudantes estrangeiros que desejam participar do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Podem participar do programa estrangeiros entre 18 e 25 anos de idade, com ensino médio completo. O programa possibilita aos cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, realizarem estudos universitários no país, em nível de graduação, nas instituições de ensino superior brasileiras participantes do PEC-G. As inscrições podem ser feitas junto às missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares. O calendário de 2008 na íntegra já está disponível na página eletrônica do PEC-G.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página