Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: inscrições para UAB vão até dia 4

  • Terça-feira, 02 de setembro de 2008, 05h44

Especialização em educação tecnológica para professores

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) está com inscrições abertas, até 4 de setembro, para o processo seletivo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no curso de especialização em educação tecnológica. Ao todo, são 100 vagas destinadas a professores. O curso será oferecido nos pólos do Cederj de Angra dos Reis e Macaé (RJ). O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório, serão analisados os documentos do candidato e na segunda o currículo e uma exposição de motivos, neste caso de caráter classificatório. Será avaliada a experiência em educação profissional e básica do candidato, em educação superior, e também na modalidade a distância. A inscrição deve ser feita nas secretarias dos pólos de terça a sexta-feira. No pólo de Angra dos Reis, o horário de atendimento é das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 16h. No pólo de Macaé, das 14h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Para inscrição, o candidato deverá fazer o pagamento de R$ 30. Mais informações na página eletrônica do Cefet.

Cefet-MT abre processo seletivo para cursos técnicos

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (Cefet-MT) está com inscrições abertas, até 5 de setembro, para os cursos técnicos em edificações e gestão com habilitação em secretariado. As vagas estão sendo ofertadas para a unidade de ensino Pontes e Lacerda, escola vinculada ao Cefet-MT. As inscrições podem ser feitas via internet na página eletrônica do centro. A taxa de inscrição é de R$ 35. As provas serão realizadas no dia 21 de setembro. O resultado será divulgado no dia 26 de setembro. As matrículas dos aprovados serão feitas nos dias 1º e 2 de outubro, das 8h às 17h, na secretaria da escola Pontes e Lacerda, situada na Rodovia MT246 (estrada para Vila Matão), no município de Pontes e Lacerda (MT).

Inscrição para certificado de proficiência

Candidatos que desejam obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) têm até 7 de setembro para fazer a inscrição. O exame, desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, é voltado para cidadãos de países cuja língua oficial não seja português, que tenham idade mínima de 16 anos e escolaridade equivalente ao ensino fundamental. O Celpe-Bras avalia quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. As provas vão ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro, simultaneamente, nos 66 postos localizados no Brasil e em países como Peru, Colômbia, França e Argentina. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica do programa.

Cefet-Química de Nilópolis abre inscrições para cursos técnicos

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 2009 dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefet-Química) de Nilópolis (RJ). A instituição oferece 744 vagas para os cursos técnicos em alimentos, biotecnologia, laboratório de farmácia, meio ambiente, química, controle ambiental, eletrotécnica, sistemas de gases combustíveis e operação de processos industriais. Os interessados no processo seletivo devem ter concluído ou estar cursando a última série do ensino fundamental. As provas serão realizadas no dia 2 de novembro deste ano, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (21) 2691-9807 ou na página eletrônica da instituição.

Setec recebe artigos para publicação

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe, até 15 de setembro, artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. O objetivo da publicação é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. A série é dividida em cinco volumes — vida e saúde, gestão e administração, linguagem e criatividade, riqueza e tecnologia brasileiras e comunidade. Cada volume apresenta as experiências vivenciadas nas escolas. Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor. As sugestões podem ser enviadas para o endereço eletrônico. Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

Fórum Paulo Freire abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que ocorre de 16 a 20 de setembro, na PUC-SP. Organizado em duas modalidades – conferências e círculos de cultura –, o encontro permite ao interessado assistir a cinco conferências, nos dois primeiros dias, e apresentar trabalhos para os círculos nos dois últimos. As conferências são abertas a todos os inscritos. Nos círculos de cultura poderão participar apenas os que inscreverem trabalhos (ensaios, análises, artigos científicos, relatos de experiências, entre outros). O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado do educador e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, pesquisas e práticas na perspectiva de sua filosofia.  As inscrições podem ser feitas pela internet até 10 de setembro, ou até o preenchimento de todas as vagas. Mais informações na página eletrônica do Instituto Paulo Freire.

UFRN promove Congresso Internacional de Pesquisa

O Departamento de Educação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, promovem, no período de 14 a 17 de setembro, no Centro de Convenções do Praiamar Hotel, em Natal (RN), o 3º Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (Cipa). Com a temática a (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes, o evento, realizado em parceria com mais 15 universidades públicas brasileiras, tem como objetivo explorar os métodos de pesquisa, procedimento de formação e de intervenção social, para ampliar a ligação entre a educação e as demais ciências que investigam o homem em suas relações com o mundo físico e o sensível, além de aprofundar os conhecimentos produzidos pela pesquisa (auto) biográfica sobre a formação. Mais informações na página eletrônica do evento.

Aberta seleção pública de projetos científicos

Está aberta, até 15 de setembro, a seleção pública de projetos para apoio a eventos que promovam a divulgação científica, como mostras e feiras de ciências. O Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica (Fenaceb) foi concebido com o objetivo de expandir e incrementar o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio de toda rede. O Fenaceb visa também à melhoria e ampliação da abordagem, bem como a construção do conhecimento científico nos componentes curriculares que integram o campo das áreas de ciências. Serão objetos de análise e avaliação somente os projetos, apresentados até 15 de setembro, oriundos de instituições públicas e privadas de gestão da educação, de pesquisa e desenvolvimento, de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos. O edital está disponível na página eletrônica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), parceira do Ministério da Educação na análise e avaliação dos inscritos.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página