Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Especialistas avaliam cursos superiores
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Vagas para pós-graduação na UFSC

  • Quarta-feira, 10 de setembro de 2008, 05h55

UFSC oferece pós-graduação em arquitetura da cidade

Estão abertas a partir de hoje, 10 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as inscrições para o Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Ligada ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Centro Tecnológico da UFSC, a pós-graduação tem como objetivo qualificar profissionais para a pesquisa e a docência, ampliando e aprofundando sua capacidade de intervir na realidade da cidade contemporânea. São quatro linhas de pesquisa: Urbanismo, cultura e história da cidade; Configurações regionais, planejamento urbano e meio ambiente; Habitação e cidade e Arquitetura da cidade. Comprometido com a formulação de respostas às demandas por uma maior sustentabilidade, o programa incorpora abordagens consideradas fundamentais para entendimento da complexidade urbana, como a história, a cultura e as configurações regionais, a preservação ambiental e o planejamento urbano, a habitação, o projeto urbano e a cidade como arquitetura. São 20 vagas e as inscrições vão até dia 15 de outubro. Mais informações na página eletrônica da UFSC ou pelo telefone: (48) 3721 7759.

Cefet-MT promove jornada da produção científica


O Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso (Cefet-MT) realiza, de 28 a 31 de outubro, a 2ª Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, com o tema Educação profissional: ensino e pesquisa para ações sustentáveis. Interessados em apresentação de trabalhos científicos têm até hoje, 10 de setembro, para inscrição. Haverá duas modalidades de publicação: apresentação oral e pôster. Os artigos de ambas as modalidades serão publicados nos anais do evento. As orientações para preparação dos trabalhos e submissão estão disponíveis na página eletrônica do evento. Mais informações pelo telefone: (65) 3314-3566.

Último dia para inscrição no Caminhos do Mercosul

Terminam hoje, 10 de setembro, as inscrições para o concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul 2008. O tema é Lagos, Salares e Culturas na Rota do Sol, definido pelo Ministério da Educação da Bolívia, que é o coordenador do concurso deste ano. Podem participar estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas, nascidos nos anos de 1991 e 1992. O prêmio é uma viagem de 13 dias, de 17 a 29 de outubro, para conhecer, entre outras belezas, o lago Titicaca e cidades como Laz Paz, capital da Bolívia, Sucre e Potosí. Em cada país do Mercosul – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai – serão selecionados cinco estudantes que farão juntos a viagem. O concurso é uma promoção do Setor Educacional do Mercosul (SEM) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Outras informações e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do concurso.

Evento internacional de psicanálise na UFC

Termina hoje, 10 de setembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC), o 1º Colóquio Internacional de Psicanálise e o 13º Encontro de Psicanálise da UFC. O evento, que começou no dia 8, tem como tema Lei, Poder, Violência e Supereu. Entre os convidados, estão presentes o psicanalista francês Jean Michel Vivès, membro da Insistence Paris; Marco Antonio Coutinho Jorge, psicanalista e professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); e Sonia Altoé, psicanalista e professora do Curso de Especialização em Psicologia Jurídica da UERJ. Mais informações pelo telefone (85) 3366 7727 ou no portal da UFC.

Cefet-Química de Nilópolis abre inscrições para cursos técnicos

Estão abertas, até 12 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 2009 dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefet-Química) de Nilópolis (RJ). A instituição oferece 744 vagas para os cursos técnicos em alimentos, biotecnologia, laboratório de farmácia, meio ambiente, química, controle ambiental, eletrotécnica, sistemas de gases combustíveis e operação de processos industriais. Os interessados no processo seletivo devem ter concluído ou estar cursando a última série do ensino fundamental. As provas serão realizadas no dia 2 de novembro deste ano, das 9h às 12h. Mais informações pelo telefone (21) 2691-9807 ou na página eletrônica da instituição.

Setec recebe artigos para publicação

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) recebe, até 15 de setembro, artigos, resumos estendidos, práticas pedagógicas e sugestões de pautas de reportagens para os próximos números dos Cadernos Temáticos. O objetivo da publicação é divulgar experiências inovadoras, pesquisas, informações e atualidades da rede federal de educação profissional e tecnológica. A série é dividida em cinco volumes – vida e saúde, gestão e administração, linguagem e criatividade, riqueza e tecnologia brasileiras e comunidade. Cada volume apresenta as experiências vivenciadas nas escolas. Todos os artigos têm sua publicação condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial da Setec. Sugestões de modificações apresentadas pelos avaliadores ou pelo editor serão discutidas com o autor. As sugestões podem ser enviadas para o sítio O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Mais informações pelo telefone (61) 2104-9347.

Aberta seleção pública de projetos científicos

Está aberta, até 15 de setembro, a seleção pública de projetos para apoio a eventos que promovam a divulgação científica, como mostras e feiras de ciências. O Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica (Fenaceb) foi concebido com o objetivo de expandir e incrementar o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio de toda rede. O Fenaceb visa também à melhoria e ampliação da abordagem, bem como a construção do conhecimento científico nos componentes curriculares que integram o campo das áreas de ciências. Serão objetos de análise e avaliação somente os projetos, apresentados até 15 de setembro, oriundos de instituições públicas e privadas de gestão da educação, de pesquisa e desenvolvimento, de ensino e pesquisa, sem fins lucrativos. O edital está disponível na página eletrônica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), parceira do Ministério da Educação na análise e avaliação dos inscritos.

Fórum Paulo Freire abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que ocorre de 16 a 20 de setembro, na PUC-SP. Organizado em duas modalidades – conferências e círculos de cultura –, o encontro permite ao interessado assistir a cinco conferências, nos dois primeiros dias, e apresentar trabalhos para os círculos nos dois últimos. As conferências são abertas a todos os inscritos. Nos círculos de cultura poderão participar apenas os que inscreverem trabalhos (ensaios, análises, artigos científicos, relatos de experiências, entre outros). O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado do educador e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, pesquisas e práticas na perspectiva de sua filosofia. As inscrições podem ser feitas pela internet até 10 de setembro, ou até o preenchimento de todas as vagas. Mais informações na página eletrônica do Instituto Paulo Freire.

UFRN promove Congresso Internacional de Pesquisa


O Departamento de Educação, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, promovem, no período de 14 a 17 de setembro, no Centro de Convenções do Praiamar Hotel, em Natal (RN), o 3º Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (Cipa). Com a temática a (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes, o evento, realizado em parceria com mais 15 universidades públicas brasileiras, tem como objetivo explorar os métodos de pesquisa, procedimento de formação e de intervenção social, para ampliar a ligação entre a educação e as demais ciências que investigam o homem em suas relações com o mundo físico e o sensível, além de aprofundar os conhecimentos produzidos pela pesquisa (auto) biográfica sobre a formação. Mais informações na página eletrônica do evento.

UFRGS realiza conferência sobre educação


A Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove, no dia 22 de setembro, a Conferência Nacional Desafios Contemporâneos para a Educação. O evento integra o calendário de comemorações dos 38 anos da Faculdade, e reunirá autoridades e especialistas na área da educação para examinar e debater as políticas públicas educacionais e os principais desafios na contemporaneidade. O evento será realizado, das 19h às 22h, no Salão de Atos da UFRGS, com entrada franca e aberta à comunidade em geral.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página