Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Curso de verão nos Estados Unidos

  • Quinta-feira, 09 de abril de 2009, 08h16

Dois alunos dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país serão selecionados para participar de um curso de verão em ciências no estado norte-americano de West Virgínia, de a 25 de julho desse ano. Inscrições devem ser feitas até dia 15 de abril. O Instituto Federal de Goiás (IFG) será o responsável pelo processo de seleção dos inscritos. O curso (National Youth Science Camp) é um programa intensivo de quatro semanas para jovens cientistas que tenham entre 16 e 18 anos e estejam cursando o ensino médio. Estudantes de outros países também estarão presentes. Cada Instituto Federal deverá indicar dois alunos e enviar as propostas ao IFG, que encaminhará a lista dos selecionados à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para que sejam escolhidos os finalistas. Para concorrer, o candidato deve estar no ensino médio, ter entre 16 e 18 anos, falar inglês fluentemente, apresentar um histórico escolar com notas altas, dentre outros. Mais informações no sítio do IFG.


UFPA promove encontro de ensino de química


A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica, e a Associação Brasileira de Química – Seção Pará promovem, em Belém, no período de 22 a 24 de abril, o 11º Encontro Paraense de Ensino de Química. A programação do encontro prevê a realização de minicursos, oficinas, palestras, mesas-redondas, exposição de pôsteres, além de momentos culturais. Mais informações na página eletrônica do evento.


Capes seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e França


A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza seleção de projetos conjuntos de pesquisa para o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França, o programa Capes/Cofecub. A duração prevista do projeto é de até quatro anos, divididos em períodos de dois anos. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até dia 30 de abril. As atividades dos projetos terão início em março de 2010. Mais informações na página eletrônica da Capes.


Capes lança edital do Programa Dra. Ruth Cardoso


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas até 30 de abril para o Programa Dra. Ruth Cardoso, que oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA. O programa é uma parceria da Capes com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia (UC) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright). Mais informações na página eletrônica do programa.


Encontro internacional sobre gênero em Santa Catarina


Estão abertas as inscrições para ouvinte no Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. O evento, que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 4 e 7 de maio, tem como objetivo formar uma rede de pesquisadores a fim de se recuperar a história recente sobre gênero, feminismos e ditadura no Cone Sul. O colóquio reunirá conferencistas do Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai, México, Argentina e Bolívia. Mais informações no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou na página eletrônica do evento.


Gestão do território em debate na UFSC


Até o dia 6 de maio estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XIII Enanpur), que será realizado na UFSC, entre os dias 25 e 29 de maio. O tema central é “Planejamento e gestão do território: escalas, conflitos e incertezas”. Organizado a cada dois anos, desde 1986, os encontros nacionais da Anpur reúnem planejadores, arquitetos, geógrafos, sociólogos, antropólogos, economistas, historiadores, dentre outras formações, e se caracterizam pelo diálogo entre a pesquisa e a ação política desenvolvida em diferentes ministérios, secretarias de governo e organizações não governamentais. A expectativa dos organizadores é reunir entre 1 mil e 1.500 participantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Mais informações no sítio do evento.


CNPq divulga calendário de bolsas e auxílios para 2009


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulga o calendário para 2009 de ações de fomento à pesquisa e de apoio à formação de recursos humanos. São 13 modalidades de bolsas e duas de auxílios com datas de inscrição e períodos de julgamentos distribuídos ao longo do ano. Já as bolsas de pós-doutorado no exterior, sanduíche no país e no exterior, estágio sênior e pesquisador visitante têm dois períodos para inscrição. O primeiro se encerra em 28 de maio e o último em 30 de setembro. Para demais bolsas e mais informações consultar calendário ou na página eletrônica do CNPq.


Inscrições abertas para o prêmio Vivaleitura


Professores, agentes de leitura e outros profissionais que desenvolvem atividades de leitura em escolas, bibliotecas e instituições podem apresentar trabalhos e concorrer ao Prêmio Vivaleitura 2009. As inscrições estão abertas até 24 julho. Na sua quarta edição, o Vivaleitura vai distribuir prêmios de R$ 90 mil, distribuídos entre três categorias. Iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Cultura, o prêmio tem a coordenação da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. Democratizar o acesso à leitura, fomentar a leitura e a formação cidadã, valorizar o livro e a leitura e apoiar a criação e a produção literárias são os objetivos do Vivaleitura. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento para o seguinte endereço: Caixa Postal 71037-7, CEP 03410-970 – São Paulo (SP). Informações também pelo telefone gratuito 0800-7700987 ou na página eletrônica do prêmio.

Assunto(s): ACS , agenda
X
Fim do conteúdo da página