Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Um milhão de alunos realizam provas da segunda fase da OBMEP neste sábado
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Experiências educativas valem prêmio

  • Sexta-feira, 24 de abril de 2009, 18h41
Com o objetivo de reconhecer e revelar experiências educativas desenvolvidas por profissionais de ensino na área de arte, o Instituto Arte na Escola promove o X Prêmio Arte na Escola Cidadã. O prêmio tem apoio do Ministério da Educação. As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 27 de abril, e deverão ser feitas pela pelo Portal do instituto, onde também poderão ser obtidas maiores informações. O Prêmio Arte na Escola Cidadã é voltado para professores ou equipes de professores que desenvolveram experiências educativas nos anos de 2007 e 2008 nas respectivas escolas de ensino regular públicas ou privadas, em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música, teatro).

Prorrogado até 30 de abril o prazo para inscrição no FIES

Termina na próxima quinta-feira, 30 de abril, o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Podem solicitar financiamento das mensalidades estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que tenham aderido ao processo em 2009. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica da Caixa Econômica Federal. Os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre que estiverem cursando. Outras informações sobre o Fies estão disponíveis no Portal do Ministério da Educação e no sítio da Caixa.
 
Prazo para adesão ao PNLA 2009 termina dia 30

A próxima quinta-feira, 30 de abril, é o último dia para as redes de ensino que já integram ou desejam participar do programa Brasil Alfabetizado aderirem ao Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA). O termo para aderir à edição 2009 do PNLA está disponível no portal do Ministério da Educação. O programa foi criado pela Resolução nº 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras do Brasil Alfabetizado, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.

Capes seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e França

A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza seleção de projetos conjuntos de pesquisa para o intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França, o programa Capes/Cofecub. A duração prevista do projeto é de até quatro anos, divididos em períodos de dois anos. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. O prazo para apresentação de propostas de projetos vai até a próxima quinta-feira, 30 de abril. As atividades dos projetos terão início em março de 2010. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Prorrogadas inscrições para pós-graduação em Proeja
 
O prazo para inscrições para o curso de pós-graduação latu sensu em educação de jovens e adultos do Instituto Federal da Bahia (IFBahia) encerra-se na próxima quinta-feira, 30 de abril. A homologação das inscrições será divulgada até o dia 6 de maio, no sítio do IFBahia. Serão 35 vagas para cada um dos campi: Salvador, Barreiras, Eunápolis e Vitória da Conquista, totalizando 140 vagas. O curso é voltado para profissionais com graduação nas diversas áreas de conhecimento, pertencentes ao quadro de pessoal permanente das instituições públicas de ensino das redes federal, estadual e municipal de educação profissional, científica e tecnológica. O curso tem carga horária de 360 horas, a ser desenvolvida no prazo de 12 meses. O processo seletivo terá uma prova escrita, a ser realizada a 11 de maio, análise do anteprojeto de monografia, entrevista e avaliação do currículo – esta última etapa será realizada no período de 25 a 28 de maio. O resultado final será divulgado no dia 1º de junho. Mais informações: www.ifba.edu.br. O edital com os detalhes do processo seletivo pode ser visualizado aqui.
 
Capes lança edital do Programa Dra. Ruth Cardoso

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas até 30 de abril para o Programa Dra. Ruth Cardoso, que oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA. O programa é uma parceria da Capes com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia (UC) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright). Mais informações na página eletrônica do programa.

UFRN abre inscrições para transferência voluntária

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até 4 de maio para o processo de transferência voluntária para o preenchimento de vagas remanescentes, com entrada no segundo semestre de 2009. Ao todo, serão oferecidas 334 vagas em todas as áreas de ensino para os alunos vinculados a cursos de graduação em outras instituições de ensino superior. Poderão concorrer à seleção os candidatos que comprovarem vínculo a um curso reconhecido e legalmente autorizado e que tenham ingressado no ensino superior mediante processo seletivo reconhecido como válido pela legislação federal. O período de entrega dos documentos necessários para efetivar a inscrição será de 6 a 12 de maio. Outras informações estão disponíveis no edital publicado no sítio da Pró-Reitoria de Graduação ou da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve).

Encontro internacional sobre gênero em Santa Catarina

Estão abertas as inscrições para ouvinte no Colóquio Internacional Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul. O evento, que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 4 e 7 de maio, tem como objetivo formar uma rede de pesquisadores a fim de se recuperar a história recente sobre gênero, feminismos e ditadura no Cone Sul. O colóquio reunirá conferencistas do Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai, México, Argentina e Bolívia. Mais informações no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou na página eletrônica do evento.

Gestão do território em debate na UFSC

Até o dia 6 de maio estão abertas as inscrições para o XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XIII Enanpur), que será realizado na UFSC, entre os dias 25 e 29 de maio. O tema central é “Planejamento e gestão do território: escalas, conflitos e incertezas”. Organizado a cada dois anos, desde 1986, os encontros nacionais da Anpur reúnem planejadores, arquitetos, geógrafos, sociólogos, antropólogos, economistas, historiadores, dentre outras formações, e se caracterizam pelo diálogo entre a pesquisa e a ação política desenvolvida em diferentes ministérios, secretarias de governo e organizações não governamentais. A expectativa dos organizadores é reunir entre 1 mil e 1.500 participantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Mais informações no sítio do evento.

Instituições de educação superior podem aderir ao ProUni

Começa na próxima quarta-feira, 22 de abril, e vai até 15 de maio o prazo para que as instituições de educação superior interessadas em aderir ao Programa Universidade para Todos (ProUni) emitam, por intermédio de sua mantenedora, o Termo de Adesão ao Programa. A adesão deve ser feita exclusivamente por meio do Sistema do ProUni (SisProuni). As instituições que já aderiram ao programa também devem ingressar no sistema para a emissão do Termo Aditivo para a oferta de bolsas no processo seletivo do segundo semestre de 2009.
Assunto(s): agenda
X
Fim do conteúdo da página