Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Educação
Início do conteúdo da página
Educação básica

Olimpíada de matemática melhora aprendizagem no ensino fundamental

  • Segunda-feira, 14 de dezembro de 2009, 12h50
A Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep) começa a influenciar positivamente o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) no país. A constatação é de levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os vencedores da quinta edição da Obmep foram conhecidos nesta segunda-feira, 14. Eles receberão a premiação em cerimônia prevista para março do próximo ano.

“Já começamos a sentir o efeito da olimpíada, que teve a primeira edição há quatro anos”, afirmou a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda. “A melhoria na aprendizagem de matemática teve influência no Ideb, entre 2005 e 2007.”

Segundo Maria do Pilar, o impacto no Ideb foi apontado pelo Inep nas primeiras séries do ensino fundamental — o índice subiu de 3,8 em 2005 para 4,2 em 2007.

A quinta edição da Obmep vai premiar 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze. No conjunto, os três mil medalhistas serão convidados a participar do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros 30 mil alunos que obtiveram a maior pontuação nacional receberão menção honrosa. Os professores dos estudantes vencedores, as escolas em que estes estudam e as secretarias de educação também receberão prêmios. Coleções de livros e vídeos, conjuntos de material esportivo e troféus estão entre os materiais.

Participaram da quinta Obmep 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Eles representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros. Os números mostram o crescimento da iniciativa — a Obmep reuniu, em 2005, 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades.

Mobilização — Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o desafio, agora, é alcançar a participação de 100% dos municípios. “Quero receber a relação das localidades que não se inscreveram para entrar em contato com os prefeitos e mobilizá-los a participar dessa ação de melhoria da qualidade do ensino”, disse.

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas.

Assessoria de Comunicação Social


Confira os vencedores da 5ª Obmep
Assunto(s): Obmep , quinta edição , vencedores , Ideb
X
Fim do conteúdo da página