Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Exame para estrangeiros

Elaboradores de itens para proficiência são capacitados

  • Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011, 16h39
Começou nesta segunda-feira, 28, a primeira capacitação de 2011 para colaboradores do banco nacional de itens para o exame de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Até a próxima quinta-feira, 3 de março, 16 mestres e doutores na área de ensino de línguas estrangeiras, linguística aplicada e ensino de português para estrangeiros estarão reunidos para a elaboração de itens para o exame.

“Não é uma simples elaboração de itens, é uma forma de fortalecer a mobilidade e compartilhar culturas”, disse a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, durante a abertura da capacitação.

Também estiveram presentes ao evento o conselheiro Gustavo Guimarães, do Ministério das Relações Exteriores, a diretora em exercício de avaliação da Educação Básica, Camila Karino, o coordenador-geral de exames para certificação, Marcos Novais, e o presidente da comissão técnica do Celpe-Bras, Jerônimo Coura.

Os professores serão capacitados com palestras e oficinas, antes da elaboração dos itens. Os colaboradores atenderam a uma chamada pública para subsidiar a composição de pelo menos três edições do exame.

Além da elaboração de itens para o Celpe-Bras, o Inep se responsabiliza por itens de outros exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Prova Brasil-Saeb.

Histórico – O Celpe-Bras teve a sua primeira aplicação em 1997 e para sua primeira edição se inscreveram 120 pessoas. Atualmente, com duas provas ao ano, esse número subiu para quase 3 mil. Cerca de 30 países possuem instituições credenciadas como postos para aplicar o exame. No Brasil, mais de 20 universidades, de todas as regiões do país, são autorizadas. As prova para o primeiro semestre serão realizadas nos dias 27 e 28 de abril.

Para fazer o exame, podem se candidatar estrangeiros e brasileiros cujo idioma materno não seja a língua portuguesa, com pelo menos 16 anos e formação mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo. O exame é composto de duas partes: escrita, com duração de duas horas e meia, e oral, com 20 minutos. As inscrições seguem até o dia 15 de março, pela página do exame.

Assessoria de Comunicação Social do Inep
Assunto(s): Celpe-Bras , Inep
X
Fim do conteúdo da página