Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Sinaes e Saeb serão apresentados em conferência da AAEA
Início do conteúdo da página
Outras

Sinaes e Saeb serão apresentados em conferência da AAEA

  • Sexta-feira, 08 de julho de 2005, 15h41

A avaliação da educação básica e superior, realizada pelo Ministério da Educação, será apresentada e debatida de 11 a 13 deste mês durante a 1ª Conferência da Associação de Avaliação Educacional das Américas (AAEA), que ocorre na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB), em Brasília.

O evento, promovido pela AAEA, trará ao Brasil pesquisadores, gestores e agências para discutir a avaliação em todos os níveis e estágios da educação nas três Américas. Entre os objetivos da entidade, estão promover a cooperação entre os centros que fazem avaliação no continente com o intuito de melhorar a qualidade dos sistemas educacionais; melhorar as avaliações e testes; trocar experiência em questões e metodologias em avaliação; fazer intercâmbio de projetos de pesquisas culturais.

Sinaes – O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pelo MEC em abril de 2004, será apresentado segunda-feira, 11, pelo diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Dilvo Ristoff. A apresentação começa com a história da avaliação implantada pelo MEC, em 1993, com a criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), depois substituído pelo Exame Nacional de Cursos (Provão), que vigorou entre 1996 e 2003, e a criação do Sinaes, em 2004. O Sinaes, explica Ristoff, aproveita a experiência dos últimos anos, especialmente no resgate da idéia de integração da avaliação criada com o Paiub. A integração de instrumentos de informação – censo da educação superior, cadastros das instituições e de cursos, cadastro de docentes – e de avaliação – de cursos, institucional e Enade – “conversam entre si e constituem a base do Sinaes”, diz Ristoff. O Inep vai mostrar na 1ª Conferência da AAEA como o Ministério da Educação construiu e como opera o Sinaes.

Além de Dilvo Ristoff, a professora Gladys Beatriz Barreyo, da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre a construção de instrumentos do Sinaes: o roteiro de auto-avaliação institucional; Clasy Maria Marinho-Arayo, da UnB, falará sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): avaliando o perfil da educação superior; o coordenador do Enade no Inep, Almir Limana, abordará o Enade: modelo de avaliação dinâmica e análise de mudança; os professores Ricardo Primi e Claudete Maria Medeiros Vendramini falarão sobre Enade: evidências de validade; os professores da UnB, Elisete Rodrigues de Souza e Amália Raquel Perez e a secretária de Educação do Distrito Federal, Maria Alice Gomes de Oliveira, farão a análise do perfil sociocultural dos estudantes participantes do Enade 2004.

Saeb – A educação básica, que compreende a educação infantil, fundamental, média, profissional e de jovens e adultos, será apresentada pelo diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Carlos Henrique Ferreira de Araújo, na plenária sobre Políticas Públicas de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb): a constituição dos testes de desempenho a partir do banco nacional de itens será tema da exposição de Clarice Santos dos Santos, do Inep; diretrizes para a elaboração dos testes de desempenho do Saeb será tema de Margarida Maria Mariano Rodrigues, da Educational Assessment Consultant. Em outro painel, Elba Maria Leite Gomes, do Inep, vai abordar a elaboração dos testes de língua portuguesa do Saeb; e elaboração dos testes de matemática no Saeb, pelo professor da UnB, Mauro Luiz Rabelo.

AAEA – A Associação de Avaliação Educacional das Américas, com sede em Toronto, Canadá, reúne associações de instituições, profissionais e pesquisadores no campo da avaliação educacional. Criada em junho de 2004, agrega os 35 países das Américas, do Alaska ao Uruguai, e é filiada à Associação Internacional para a Avaliação Educacional. Na diretoria provisória da AAEA, o Brasil tem a vice-presidência que é ocupada pelo professor de física da UnB, Joaquim José Soares Neto. O programa da 1ª conferência está na página eletrônica do Cespe/UnB.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página