Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Sinatex

Simpósio sobre frutos nativos está com inscrições abertas

  • Sexta-feira, 25 de agosto de 2017, 19h41

O 2º Simpósio de Frutos Nativos e Exóticos (Sinatex) acontece de 27 a 29 de setembro na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e está com prazo aberto até 30 de agosto para submissão de trabalhos. O simpósio integra o projeto de extensão e valorização de plantas alimentícias do cerrado e pantanal, parte do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação. Participam do Sinatex 31 bolsistas vinculados ao ProExt.

“Tem bolsistas de várias áreas”, explica a professora Raquel Pires Campos, secretária geral do 2º Sinatex. “Os da biologia estão com a parte de meio ambiente e áreas degradadas, os de alimentos auxiliando com a parte de processamento, desenvolvimento de produtos, analises físico-químicas e microbiológicas, boas práticas de fabricação e até de plano de negócio, já os de nutrição estão na parte de coleta dos frutos e análise.”

Durante os três dias de evento serão abordados temas como biodiversidade e segurança alimentar, cadeias produtivas sustentáveis, processamento de frutos nativos e funcionalidades de frutos nativos e exóticos. A programação inclui as tradicionais palestras e mesas-redondas, mas também estão previstas outras atividades que permitam a interação com a comunidade local.

“Queremos apoiar a agricultura familiar, porque a partir do momento em que eles usarem esses frutos, desenvolvendo produtos que agreguem valor, vão preservar a área onde estão. São produtos muito valorizados”, acrescentou a professora.

Neste sentido, está prevista a realização de uma feira agroecológica que vai permitir a integração com agricultores de cidades da região e a exposição de relatos de experiências de campo. “Temos vários expositores de assentamentos como os de Anastácio, Bonito e Itaporã. Grupos de slow food (comida lenta, em inglês) também participarão do simpósio, abordando a filosofia do movimento que preza a busca de formas de alimentação mais saudáveis. Paralelamente será armada uma exposição de fotografias sobre o tema frutos nativos e exóticos, não convencionais, cujo período para inscrição de imagens também segue aberto.

Mais informações, bem como as regras para submissão de trabalhos, inscrição no evento e envio de imagens para a exposição fotográfica, podem ser obtidos na página do Sinatex na internet.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página