Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prefeitura deverá ouvir comunidade antes de fechar escolas rurais, indígenas e quilombolas
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: curso de gestão de canteiro de obras em MG

  • Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007, 16h53

Inscrições para gestão de canteiro de obras no Cefet-MG

Belo Horizonte
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) está oferecendo o curso Gestão de Canteiro de Obras, com carga horária de 240 horas e aulas aos sábados. São 60 vagas destinadas a pedreiros, carpinteiros, armadores e encarregados de obra. As aulas serão gratuitas e os participantes receberão vale-transporte. Para participar é necessário possuir o ensino fundamental completo e passar por uma avaliação de português e matemática. As inscrições, o teste e o início do curso ocorrerão neste sábado, 24, no Prédio 12 do Campus II, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A iniciativa é resultado de um projeto de alunos do curso de engenharia de produção civil do Cefet-MG, responsáveis pelas aulas, e de ex-alunos da área. Mais informações nos telefones (31) 3319-7004 e 8896-4858

Inscrições para bolsas de estudos na Áustria abertas até dia 1º

Inscrições para concorrer às bolsas de estudos Ernest Mach, na Áustria, para o ano letivo 2007/2008, estão abertas até o dia 1º de março. As bolsas são distribuídas pelo escritório para Cooperação e Mobilidade Acadêmica (ACM) do Serviço de Intercâmbio Austríaco (ÖAD), com recursos do Ministério Federal de Educação, Ciência e Cultura (BMBWK) daquele país. Com duração de um a nove meses, as bolsas são destinadas a graduados e doutorandos das áreas de ciências naturais, tecnológicas, medicina, agronomia e silvicultura, ciências sociais, jurídicas, humanas, teologia e estudos artísticos. O formulário de inscrição está disponível no sítio do ÖAD, onde podem ser encontradas mais informações.

TV Escola exibe programas voltados para a comunidade

A TV Escola exibe até este domingo, 25, programas e séries voltados para a comunidade em geral. No Escola Aberta Especial, serão mostradas as séries Geração Saúde, Breve História das Capitais Brasileiras, Paletas e As Bandeiras Européias: Cores e Símbolos. O programa Salto para o Futuro apresenta as séries Entre Jovens e Estudantes e Juventude: o que é? Será exibido também o programa Juventude, Trabalho e Educação no Brasil.
A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (Direct TV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. Os horários de todos os programas, assim como as sinopses, estão disponíveis no sítio da TV.

Federal de Pernambuco oferece vagas para ingresso extravestibular

Recife
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas até 26 de fevereiro, para o ingresso extravestibular de alunos de outras instituições de ensino superior; estudantes que tenham abandonado os cursos de graduação da UFPE há menos de cinco anos; e diplomados que desejam ingressar em outro curso da mesma área em que se diplomaram. São oferecidas 662 vagas em diversos cursos de graduação da instituição. Outras informações e orientações sobre cadastro podem ser encontradas na página da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad).

Cefet-MA abre inscrições para curso de educação ambiental e gestão  de recursos hídricos

São Luís
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet-MA) está abrindo mais um curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em educação ambiental e gestão participativa de recursos hídricos. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no Departamento Acadêmico de Química do Cefet-MA, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30h e das 14h30 às 17h30h, até o dia 28 de fevereiro.

Inscrições para estágio de doutorandos

Brasília
Estudantes que fazem doutorado no Brasil e que desejam desenvolver parte da pesquisa em instituições estrangeiras de reconhecida excelência podem concorrer a bolsas do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) durante todo o ano. Os interessados em estágios a partir de julho e agosto devem fazer a inscrição até 1º de março.

Cefet-MG oferece mestrado em engenharia civil

Belo Horizonte
As inscrições para a primeira turma de mestrado em engenharia civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) vão até 2 de março, das 14h às 17h. A documentação deve ser entregue na secretaria do curso — Avenida Amazonas, 7.675, Campus II, Prédio 12, 2º andar, Nova Gameleira, Belo Horizonte (MG), telefone (31) 3319-6711. O curso é gratuito. Os melhores classificados receberão bolsas de estudos de R$ 940,00. A inscrição pode ser feita pelos Correios, desde que a data da postagem da documentação obedeça à data-limite.

Abertas inscrições para o prêmio Siscort

Brasília
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) promove a segunda edição do Prêmio Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). As equipes das secretarias municipais e estaduais de educação e regionais de ensino de todo o país podem se inscrever na página eletrônica do FNDE. Cada estado pode concorrer em uma das quatro categorias. Os vencedores receberão certificados e uma coleção de livros de literatura do Programa Nacional Biblioteca da Escola, edição 2006. A apuração do resultado será dia 5 de março, às 17h. Mais informações no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 0800-616161.

UFU abre inscrições para encontro sobre animais selvagens

Uberlândia
Como cuidar de animais selvagens e exóticos, principalmente aqueles mantidos em cativeiro doméstico? Este é um dos objetivos do encontro que a Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai realizar de 9 a 12 de maio. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.
Além de discutir atendimento, o 4º Encontro sobre Animais Selvagens também vai orientar criadores e técnicos quanto à importância do manejo sustentável. Estão previstas palestras e mesas-redondas sobre criação comercial de tartarugas, manejo do jacaré-do-pantanal, exploração científica de serpentes e técnicas alternativas de terapêutica. A programação completa está no sítio da Famev.

Congresso brasileiro de professores de espanhol

Cuiabá
Abertas as inscrições para o 12º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, que será realizado no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de 28 de agosto a 1º de setembro. O encontro vai reunir conferencistas do Brasil e do exterior.
O objetivo é reunir os profissionais que realizam atividades acadêmicas em diversos centros de ensino do país para a troca de experiências nas áreas de ensino e pesquisa da língua espanhola e suas literaturas. O congresso visa ainda à divulgação de trabalhos de pesquisa, realizados em nível local, nacional e internacional, além de abrir espaço para a exposição de experiências de professores e alunos de língua espanhola e literatura com discussões sobre currículos, prática de ensino e os sistemas de evolução.
As inscrições permanecem abertas até o dia do evento. Mais informações na página eletrônica da UFMT e no correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Celpe-Bras abre pré-inscrições

Estão abertas até 15 de março as pré-inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A aplicação das provas ocorrerá, simultaneamente, no Brasil e no exterior nos dias 25 e 26 de abril. As pré-inscrições são feitas pela internet. Para a confirmação da inscrição, é necessário que o candidato, após ter feito a pré-inscrição, se dirija ao posto aplicador onde deseja fazer o exame, levando uma cópia do documento de identificação e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 90,00.

Aberta chamada de trabalhos para o 7º Cinform

Salvador
Dirigido a professores, profissionais, pesquisadores e estudantes que atuam na área da informação, o 7º Cinform inscreve trabalhos acadêmicos até o dia 23 de março. Promovido pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o evento, que é realizado anualmente e tem caráter nacional, incluirá em sua programação a apresentação dos trabalhos selecionados e exposições realizadas por expoentes da área. Os interessados devem enviar o resumo de suas produções (30 linhas, no máximo) para a página do Cinform. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 6 de abril.

Oportunidades para estudar na China

O governo chinês oferece 41 bolsas de estudos para o ano letivo 2007-2008. O objetivo é ampliar o intercâmbio China-Brasil na área de educação. Serão 21 bolsas integrais e 20 parciais para candidatos do Brasil. Das bolsas parciais (com isenção da anuidade), 17 beneficiarão novos estudantes e as demais serão destinadas à renovação dos bolsistas que estão na China. Já as bolsas integrais serão concedidas a estudantes de pós-graduação e de especialização. Mais detalhes sobre o procedimento da candidatura podem ser encontrados na página do governo chinês. O prazo da seleção terminará em 23 de março deste ano. Os interessados podem encaminhar seus pedidos à Divisão de Temas Educacionais do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Para outra informações, o contato no Brasil é Cristian, no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página