Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep divulga indicadores que avaliam cursos e instituições
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: comunidade pode mudar vestibular

  • Sexta-feira, 30 de março de 2007, 06h29

Comunidade é convidada a opinar sobre mudanças no vestibular da UTFPR

Curitiba
Estudantes e servidores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e comunidade externa podem opinar a respeito da proposta de mudanças no vestibular da instituição, até o dia 30 de junho. Para encaminhar sugestões, basta enviá-las aos correios eletrônicos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Pela atual proposta, prevista para vigorar a partir de 2008, o vestibular da UTFPR deverá ser realizado em duas fases, com possibilidade de aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e ter inclusão de cotas socioeconômicas. A inclusão do Enem e das cotas socioeconômicas no vestibular reflete uma política institucional, cujo objetivo é oferecer mais oportunidades de acesso ao ensino público de qualidade a uma parcela mais expressiva de estudantes.

Estudantes de escola pública participam de encontro sobre a preservação da vida

Brasília
Alunos de 1ª a 4ª série da Escola Classe 415 Norte participam do 1º Encontro sobre Preservação da Vida, que será realizado no próximo sábado, 31, no Parque Olhos D’Água, na 414 Norte, em Brasília, das 8h às 18h. As atividades fazem parte de dois projetos realizados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB): A integralidade de saúde na escola, do Departamento de Enfermagem, e Conhecendo a natureza, defendendo a vida, realização do Departamento de Botânica. Além de demonstrações de exercícios respiratórios, as crianças vão compor um jornal ecológico durante o encontro. O encerramento da programação será embalado pelos músicos do Clube do Choro de Brasília.

Abertas inscrições de concurso para escolha de logomarca de Núcleo da UFMT

Cuiabá
O Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (Neau) da Universidade Federal de Mato grosso (UFMT) está recebendo inscrições ao concurso para escolha de sua logomarca oficial. Cada autor poderá apresentar até duas propostas, que deverão ser entregues na secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Bloco da Faet) das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, até o dia 2 de abril. O concurso é aberto à participação de todos os interessados maiores de 18 anos e a inscrição é gratuita. O objetivo é criar uma identidade visual para o Neau (escritório-modelo). Mais informações pelo telefone (65) 3615-8774 ou pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira o edital na seção Concurso e Editais, no link Outros editais.

Setec prepara dez oficinas sobre a coleção Cadernos de EJA

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) prepara para os meses de abril a junho a realização de dez oficinas, nas cinco regiões do país, para apresentar a coleção Cadernos de EJA a coordenadores e supervisores do programa. Além de mostrar o material, a secretaria quer preparar os educadores para que façam formação dos professores em suas áreas de atuação. Também em abril, a Secad vai colocar na internet uma página eletrônica para divulgar o conteúdo dos cadernos para o público e abrir um canal de comunicação com professores, educadores e pesquisadores de EJA.

Fórum discute recursos para Cefets

Curitiba
Encerra-se hoje, 30, o 21º Fórum de Planejamento e Gestão do Conselho  de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Forplan), na Universidade Tecnológica do Paraná, em Curitiba. O fórum discute questões logísticas a fim de padronizar procedimentos do modelo de alocação de orçamento e a proposta de matriz orçamentária de custeio de 2008 a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Também serão avaliadas as necessidades de cada Cefet relacionadas aos cursos e ao número de alunos.
Diretores da área de administração e planejamento de 32 Cefets e coordenadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), entre outros, participam do encontro.

Aula inaugural em gestão escolar no Ceará

Fortaleza
A aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Escolar da Universidade Federal do Ceará (UFC) será realizada hoje, 30, às 8h30, no Auditório do Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. O curso, que nesta edição matricula 400 gestores, integra o Programa Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação.
O objetivo é formar gestores escolares da rede pública voltada para este nível de ensino, em cursos de especialização e atualização, na perspectiva de gestão democrática e da efetivação do direito à educação de qualidade. A formação é fruto de uma parceria entre o MEC e a UFC, por meio do Instituto UFC Virtual, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE).

Jovens discutem mudanças no Tratado de Educação Ambiental e Responsabilidade Global

Pirenópolis
Encontro reúne 250 educadores ambientais de todo o país e jovens preocupados com as grandes transformações que vêm acontecendo no meio ambiente. Os olhares da juventude sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é o tema do encontro que ocorre em Pirenópolis (GO) e segue até o próximo domingo, 1º de abril. Os avanços nas discussões sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis, que foi construído durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, é um dos assuntos em destaque.

4º Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste

Brasília
Nos dias 12, 13 e 14 de abril será realizado, em Brasília (DF), o 4º Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste. O evento, organizado pelo Instituto Saber e Escola Paroquial Santo Antônio, vai discutir o tema Educação: Avaliar para Intervir, Intervir para Modificar, no auditório da Escola Paroquial Santo Antônio, localizada na quadra 911 Sul. O objetivo é despertar a reflexão sobre importantes questões presentes no processo de ensino e de aprendizagem. Mais informações pelos telefones (61) 3037-3760 e 3037-3766.

Questão ambiental é tema de oficina do Cefet-RN

Natal
O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) promove nos dias 12 e 13 de abril, em Natal (RN), o 1º Workshop de Ferramentas de Gestão Ambiental para Competitividade e Sustentabilidade.
A oficina pretende disseminar ferramentas de gestão ambiental existentes na busca de um novo cenário competitivo e sustentável, aproximar o conhecimento acadêmico da experiência corporativa, além de aprofundar a discussão das ferramentas de gestão ambiental nos negócios corporativos. Serão dois os temas centrais das discussões: Técnicas de Gestão em Desenvolvimento do Produto: Ecodesign e Análise de Ciclo de Vida – ACV e Técnicas de Produção mais Limpa. Mais informações: (84) 4005-2636/2668/2681, 3215-3711 e 9134-7074. Confira a programação do evento e os parceiros.

Professores indígenas terão curso de graduação na Federal de Roraima

Boa Vista
A Comissão do Vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou edital com 60 vagas para o curso de licenciatura intercultural, específico para professores indígenas. O período de inscrições é de 2 a 13 de abril. No ato da inscrição, o candidato deve entregar ficha-requerimento preenchida, currículo comprovado, comprovante de pagamento no valor de R$ 50, cópia de documento oficial de identidade e foto 3 X 4. Portadores de necessidades especiais devem apresentar laudo médico original.
O processo seletivo consta de redação e entrevista em língua indígena e análise curricular. Entre os critérios desta análise contam pontuação as experiências docentes, como diretor ou supervisor de escola indígena. Mais informações pelos telefones (95) 3621-3135 e 3621-3159 ou no edital.

Seminário na UnB discute modelo alternativo para o futuro do ensino superior

Brasília
A Universidade de Brasília (UnB) realiza até sábado, 31, o 2º Seminário Nacional Universidade Nova: Anísio Teixeira e a Universidade do Século 21. As atividades acontecerão no Auditório Dois Candangos do Campus Darcy Ribeiro. Mais informações e inscrições pelo telefone (61) 3349-3730 e na página eletrônica da UnB.

Seesp realiza curso de formação para atendimento educacional especializado

Brasília
Professores-tutores de 147 municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) assistirão até hoje, 30, às primeiras 40 horas presenciais do curso Formação Continuada a Distância de Professores em Atendimento Educacional Especializado, na Academia de Tênis, em Brasília. Outras 140 horas serão administradas na modalidade a distância. Após o término, cada professor-tutor ficará responsável pela transmissão do conteúdo do curso em seu município para um total de dez professores.

UAB abre inscrições para receber propostas de instalação de novos pólos

Estados, municípios e o Distrito Federal têm até o dia 20 de abril para encaminhar propostas de instalação de pólos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As instituições públicas de ensino superior (federais, estaduais e municipais) têm o mesmo prazo para encaminhar suas propostas de cursos superiores a distância, que serão vinculados aos pólos de apoio presencial. As propostas devem seguir as orientações do edital. Todas devem considerar a oferta dos cursos em 2008. As inscrições podem ser feitas via internet, pelo sistema de cadastramento de propostas disponível na página eletrônica da UAB.

Vestibular da Ufop oferece vagas para novo curso de medicina

A novidade deste semestre do vestibular da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é o novo curso de medicina. Além dele, são mais 17 opções de cursos: engenharias ambiental, civil, de controle e automação, de minas, de produção, geológica, metalúrgica; ciências biológicas (bacharelado e licenciatura); farmácia; nutrição; artes cênicas; direito; filosofia; história; turismo e letras. As inscrições serão realizadas somente pela internet, de 2 de abril a 7 de maio, com pagamento do boleto até 8 de maio. A taxa é de R$ 98,00. As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Ipatinga, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Pouso Alegre, Uberlândia (MG); Ribeirão Preto (SP); Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ). Serão aceitos os pedidos de aproveitamento da nota da prova de conhecimentos gerais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde o início de sua implementação.  Outras informações pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (31) 3559-1351 e 3559-1352.

Fundações oferecem 40 bolsas de pós-graduação para cursos no Brasil e exterior

A Fundação Ford e a Fundação Carlos Chagas anunciam a Seleção Brasil 2007 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP). Este programa de ação afirmativa oferece 40 bolsas de mestrado (por até 24 meses) e de doutorado (por até 36 meses) para cursos no Brasil e no exterior. As inscrições para a seleção 2007 terminam dia 21 de maio. Não haverá prorrogação do prazo. Para preparar sua candidatura acesse a página eletrônica do programa, especialmente o ícone Seleção 2007 e faça um download do Caderno de Instruções para Candidatura 2007. Junte toda a documentação solicitada e envie-a, em duas cópias, exclusivamente pelos Correios, para a Fundação Carlos Chagas - Programabolsa - Av. Prof. Francisco Morato, 1565 - Jd. Guedala - 05513-900 - São Paulo (SP).

Prêmio Gestor da Merenda Escolar

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar vão até 27 de abril. Os formulários de inscrição foram enviados pelos Correios a todas as prefeituras do Brasil. Este ano haverá a opção de preenchimento via internet pelos sítios da Ação Fome Zero ou do prêmio. Serão premiadas 25 prefeituras em todo o país.

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para a segunda edição do Prêmio Professores do Brasil. Podem participar professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública e de instituições privadas sem fins lucrativos. Os candidatos devem relatar uma experiência desenvolvida com sua turma em 2006 ou que esteja em andamento para conclusão em 2007. Serão premiados os dez mais bem classificados no ensino infantil e os dez primeiros colocados do ensino fundamental. Cada um receberá R$ 5 mil, troféu e diploma e terá a experiência divulgada na rede de ensino. A inscrição pode ser feita nas secretarias de educação, estaduais ou municipais, ou na secretaria executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos estados. O regulamento está na página eletrônica da SEB.

UnB abre inscrições para o 2º vestibular 2007

Brasília
Estão abertas, até 1º de abril, as inscrições do 2º vestibular de 2007 da UnB para os campi Plano Piloto e Planaltina. No total, são oferecidas 2.094 vagas em 64 cursos de graduação ― 2.014 vagas no campus do Plano Piloto e 80 em Planaltina. Para fazer a inscrição, o candidato deverá acessar a página eletrônica do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). A taxa de inscrição é R$ 80,00, acrescida de R$ 20,00 para os interessados nos cursos que exigem habilidades específicas e que ainda não possuam a habilitação necessária. Para aqueles que não tiverem acesso à internet, o centro disponibilizará computadores. Haverá terminais no campus Plano Piloto, no campus UnB Planaltina e também no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito – UnB, localizado na CNN 1, bloco E, sobreloja, em Ceilândia. O acesso será das 10h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

Aberto prazo para oferta de bolsas remanescentes do ProUni

As instituições de ensino superior (IES) inscritas no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até 13 de abril para oferecer as bolsas de estudos não preenchidas na seleção referente ao primeiro semestre de 2007. Cada instituição deve anunciar internamente a quantidade de bolsas que dispõe e construir processo seletivo próprio. Neste caso, o aluno não precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas está obrigado a cumprir os demais requisitos do ProUni. A ocupação das bolsas está discriminada na Portaria nº 213/2007, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União, em 2 de março.

Bolsas para docentes brasileiros na Espanha

A Fundação Carolina, em parceria com o Banco Santander, a Universidad Politécnica de Madrid e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) oferece 60 bolsas a professores e pesquisadores de instituições públicas brasileiras. O benefício tem duração de um a três meses para docentes que desejam aprimorar seus conhecimentos na Espanha. As inscrições para atividades acadêmicas com início a partir de 1º de agosto estarão abertas até 30 de junho. As inscrições devem ser feitas no sítio da Fundação Carolina.

Abertas na UFMT inscrições para revalidação de diploma de médico

Cuiabá
As inscrições para revalidação de diploma de médico graduado no exterior podem ser feitas até hoje, 30, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O processo de inscrição deverá ser protocolado na Seção de Recebimento e Expediente (SRE), Bloco Casarão — Av. Fernando Corrêa da Costa, s/n°, Cuiabá (MT), entre 7h30 e 11h30 e das 13h30 às 17h30. Telefone (65) 3615-8004. Depois de protocolado, o processo de inscrição deve ser entregue na secretaria da Faculdade de Ciências Médicas da UFMT — Bloco CCBS I, 1° piso, também no campus universitário de Cuiabá, em horário comercial. Mais informações pelo telefone (65) 3615-8854.

Governo britânico concede bolsas de estudos na Escócia

O Ministério das Relações Exteriores britânico está com inscrições abertas, até o dia 30 de abril, para oito bolsas de especialização na Universidade de Strathclyde, em Glasgow, na Escócia. São oferecidos cursos de um ano de duração nas áreas de engenharia e administração de negócios. Para se candidatar a uma bolsa de estudos, os candidatos devem ter curso superior completo em área compatível com o curso escolhido, mínimo de um ano de experiência profissional — preferencialmente no setor de petróleo e gás — e proficiência em inglês. Outras informações e inscrições estão disponíveis na página eletrônica do British Council do Brasil.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página