Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cerca de mil escolas podem receber dinheiro para colocar água em suas instalações
Início do conteúdo da página
Outras

Ciclo de debates avalia políticas afirmativas

  • Segunda-feira, 03 de setembro de 2007, 09h23

São Paulo — O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou nesta segunda-feira, 3, em São Paulo, do ciclo de debates Ações Afirmativas: Estratégias para Ampliar a Democracia. Organizado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, o evento tem como objetivo promover a interlocução entre governo federal e instituições públicas e privadas sobre ações afirmativas para a superação da discriminação racial.

Haddad falou sobre a importância da política de cotas, implementada em 38 universidades públicas, independentemente da aprovação, na Câmara dos Deputados, de projeto de lei que reserva vagas a estudantes de escolas da rede oficial em universidades públicas.

O ministro destacou os resultados positivos obtidos pelos alunos cotistas em provas como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Todas as previsões catastrofistas de que os cotistas reduziriam a qualidade do ensino superior estão sendo desmentidas pelo desempenho desses alunos”, disse. Ainda segundo Haddad, mesmo que a reserva de vagas causasse prejuízo acadêmico, as universidades estariam resgatando uma dívida histórica com o povo.

Rodrigo Dindo

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página