Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > TV Escola exibe programas inéditos
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Inscrição para jornada científica

  • Sexta-feira, 26 de outubro de 2007, 07h23

Prorrogadas inscrições para a 2ª Jornada de Produção Científica

São Luís
Foram prorrogadas até o dia 4 de novembro as inscrições dos trabalhos para a 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro em São Luís (MA). O evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Quem não apresentar trabalhos, mas quiser participar como ouvinte, tem prazo até o dia 30 de novembro para fazer a inscrição.
Durante o evento, serão apresentadas novas publicações sobre educação tecnológica. As cartilhas divulgam pesquisas que estão sendo realizadas em escolas da rede federal e primam pela busca da inovação, do desenvolvimento sustentável, da valorização de produtos regionais e da geração de emprego e renda para as comunidades locais. As inscrições para a jornada serão feitas exclusivamente na página eletrônica da Setec.

Pró-Letramento/RJ termina com mais de três mil professores beneficiados

Rio de Janeiro
Será nesta sexta-feira, 26 outubro, no prédio da Funarte no Rio de Janeiro (RJ), o seminário de encerramento e avaliação do curso Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco.
O curso é uma promoção do Ministério da Educação, por meio do programa Pró-Letramento, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, além das secretarias de educação de 84 municípios do interior do estado, atendidas pelo projeto.
Durante os 11 meses de duração das aulas, foram formados mais de três mil professores para o ensino da língua portuguesa. Nos encontros, os educadores também discutiram aspectos da avaliação, do planejamento pedagógico, a importância da leitura, da escrita, juntamente ao o uso das bibliotecas e do livro didático nas atividades de aprendizagem.

Inscrições abertas para ensinar português no exterior

O Programa de Leitorado, uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, recebe inscrições, até 8 de novembro, para a atividade de leitor brasileiro em universidades estrangeiras. Há vagas em Angola, Argélia, Bolívia, Eslovênia, Guiana, Jamaica e Paraguai. O candidato pode concorrer a mais de um leitorado. Os interessados devem ter nacionalidade brasileira e fluência na língua estrangeira do país para o qual pretendem se candidatar. Também é necessário ter experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros. O exercício do leitorado será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O leitor terá direito a passagens aéreas e auxílio financeiro mensal entre 1,2 mil a 4,2 mil dólares, de acordo com o país de destino. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Aberto período para recadastramento e adesão das IES ao ProUni

As instituições de ensino superior (IES) privadas que queiram participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer a adesão. Para isso, é preciso informar ao Ministério da Educação, até 29 de outubro, por meio da página eletrônica do ProUni, o interesse em participar do programa e que tipo de bolsa de estudos pretende conceder. As instituições que já participam do ProUni devem preencher o termo aditivo, que é obrigatório, até 1º de novembro. Tanto a adesão de novas instituições quanto o recadastramento das que já participam do programa fazem parte do processo seletivo do ProUni para o 1º semestre de 2008. Somente após esta etapa, o MEC divulgará o número de bolsas que serão ofertadas para esse período.
As instituições participantes podem oferecer bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica.

Secretaria de Educação de Salvador promove formação de conselhos escolares

Salvador
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador está realizando oficinas regionalizadas de fortalecimento dos conselhos escolares nas 366 escolas da rede municipal de ensino. Serão beneficiados 1.100 conselheiros. O encontro é uma ação do Programa Fala Conselho que, nestas oficinas, apresenta experiências para melhorar a gestão democrática nas unidades escolares.
O material didático das oficinas é oferecido pelo MEC. São dez volumes que tratam da intervenção do conselho escolar na gestão democrática, no ensino e aprendizagem, na administração, nas relações humanas, na valorização do saber e cultura dentro da escola. As oficinas estão sendo realizadas em etapas. A terceira e última etapa, sobre Conselho Escolar e a Relação entre a Escola e o Desenvolvimento com Igualdade Social, vai até 23 de novembro.

Conselho Nacional de Educação vai avaliar títulos de pós-graduação

O Conselho Nacional de Educação (CNE) está convocando, para prestar informações, as instituições de ensino superior que ofereceram cursos de mestrado e doutorado, entre os anos de 1983 e 2001, e não obtiveram avaliação favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é calcular o número de concluintes dos cursos para, se possível, validar os títulos obtidos.
As instituições e os concluintes desses cursos têm até 31 de outubro para enviar ao CNE informações como local e período do curso, estrutura curricular, carga horária, titulação do corpo docente responsável, entre outros. Os dados devem ser enviados para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições abertas para intercâmbio de doutores

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho de Presidentes de Universidades da França. Os estudantes brasileiros precisam estar matriculados em cursos de doutorado avaliados pela Capes, deverão ter completado um total de créditos compatível com o programa de estudos bem como o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição de destino. O programa concede bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche, em regime de co-orientação ou co-tutela. Para saber mais sobre o programa acesse o edital.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página