Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Especialistas analisam sete redações nota mil do Enem; confira
Início do conteúdo da página
Outras

Agenda: Encontro discute Educando com Horta Escolar

  • Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008, 05h23

Projeto de hortas escolares reúne técnicos em Brasília

Técnicos e representantes de prefeituras, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do Governo do Distrito Federal, da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara dos Deputados e de outras instituições envolvidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) estarão reunidos até sexta-feira, dia 29 de fevereiro, em Brasília, para discutir o projeto Educando com a Horta Escolar. O Projeto Educando com a Horta Escolar, resultado de acordo firmado em maio de 2005 entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a FAO, prevê o desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas de agricultura e alimentação e a implantação de 60 hortas em escolas públicas.

Especialistas discutem cooperação internacional no combate ao analfabetismo

Salvador
Representantes e especialistas em educação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste discutem, até sexta-feira, 29 de fevereiro, em Salvador (BA), cooperação internacional no combate ao analfabetismo. A 2ª Oficina de Cooperação Sul-Sul entre Países de Língua Portuguesa no Campo da Educação de Jovens e Adultos é uma promoção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O evento tem como objetivo atualizar as informações sobre as atividades e os programas de educação para jovens e adultos já em andamento em cada país e promover o intercâmbio entre especialistas que trabalham pela erradicação do analfabetismo em seus países de origem.

UFMT realiza concurso para professor de enfermagem

Cuiabá
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas até sexta-feira, 29 de fevereiro, para concurso para professor auxiliar na área de enfermagem. São oferecidas três vagas remanescentes, sendo uma para enfermagem clínica e duas para enfermagem em saúde coletiva/saúde pública. A inscrição pode ser feita pessoalmente ou por intermédio de procurador, por meio de instrumento público ou particular, com poderes específicos para atendimento às exigências do edital. O horário para fazer a inscrição é das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos de outras localidades poderão efetivar suas inscrições por meio de correspondência enviada, via Sedex, devendo a documentação ser apresentada na forma de fotocópia autenticada e postada até o último dia das inscrições. O endereço é: Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) da UFMT ― Avenida Fernando Corrêa da Costa, s/n ― Bloco Casarão ― Térreo ― Campus Universitário de Cuiabá (MT), CEP 78060-900. Mais informações pelos telefones (65) 3615-8011 e fax (65) 3615-8015 ou na página eletrônica da UFMT.

UFS oferece 50 vagas para licenciatura em educação do campo

São Cristóvão
Estão abertas as inscrições para vestibular especial destinado ao curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São 50 vagas para Sergipe e Alagoas. O concurso destina-se a professores que têm ensino médio ou equivalente e não possuem graduação em curso superior, mas estão em exercício em escolas públicas do campo ou em programas governamentais que visam à ampliação do acesso à educação básica da população rural. Os interessados devem efetivar sua participação até 29 de fevereiro, das 8 às 18h, na sala do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação (Nete), Didática II, 1° andar, sala 14-A, localizada no campus de São Cristóvão, a 23 quilômetros de Aracaju. No ato da inscrição serão entregues os documentos exigidos no edital. Outras informações pelo telefone (79) 2105-6833.

Inscrições abertas para o 5º Colóquio Brasil-Espanha

Brasília
Estudiosos interessados em participar do 5º Colóquio Brasil-Espanha de Comunicação podem inscrever seus trabalhos até 29 de fevereiro. O encontro ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB), em agosto. O tema do colóquio será Políticas de Comunicação e da Cultura: contribuições acadêmicas e intervenção social. Os trabalhos inscritos devem estar relacionados a alguma das seguintes mesas temáticas: comunicação e desenvolvimento; indústrias culturais, produção de conteúdo e digitalização; movimentos sociais, cidadania e comunicação; diversidade cultural e realidades regionais; estratégias de comunicação nas organizações públicas e privadas. As inscrições devem ser encaminhadas à Faculdade de Comunicação da UnB, que fica no Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte, Brasília. Mais informações pelo sítio www.intercom.org.br.

Capes oferece bolsas para doutorado na Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferecem bolsas de estudos para doutorado na Alemanha, a serem implementadas a partir de abril de 2009. As inscrições estão abertas até 29 de fevereiro. As bolsas são para doutorado pleno e doutorado-sanduíche, em todas as áreas do conhecimento, com exceção de artes. Podem concorrer cidadãos brasileiros que tenham feito mestrado em curso credenciado pela Capes, com qualificação acadêmica acima da média. O programa oferece curso de alemão a todos os candidatos selecionados. Outros benefícios incluem o pagamento de passagens aéreas, bolsas mensais e seguro-saúde. A prioridade é para candidatos com projetos em áreas de pesquisa carente no Brasil ou estrategicamente relevantes para a internacionalização da pesquisa nas universidades brasileiras. No doutorado-sanduíche, os candidatos farão parte de sua pesquisa em instituição alemã, devendo estar inscritos em curso de doutorado no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no sítio da Capes.

Cefet-MT oferece especialização gratuita

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização em redes e computação distribuída do Centro Federal de Educação Tecnológica do Mato Grosso (Cefet-MT). O curso, gratuito e com duração de um ano, tem início neste primeiro semestre. São oferecidas 25 vagas. O requisito básico é o candidato ser graduado em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até as 20h do dia 5 de março. A taxa, de R$ 65,00, deve ser paga por meio de documento bancário. Para fazer a inscrição o candidato deve preencher o formulário e apresentar CPF, identidade ou documento equivalente com foto, como determina o edital.

Últimos dias para intercâmbio científico com Uruguai

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 10 de março, para o programa que mantém em parceria com a Direção Geral de Relações e Cooperação da Universidade de la República (Udelar), do Uruguai. O programa é aberto à participação de pesquisadores brasileiros vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior. O objetivo do programa Capes-Udelar é estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e uruguaios, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento. Para mais informações acesse o sítio da Capes.

Saúde e prevenção nas escolas é tema de seminário em Brasília

Técnicos de secretarias municipais de educação participam nos dias 18 e 19 de março, em Brasília, do Seminário Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: diálogos possíveis. O seminário tem como objetivo sensibilizar os educadores nas temáticas do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), apresentar os materiais educativos que serão encaminhados às secretarias, bem como encaminhar questões pertinentes à implementação do projeto no município. O SPE é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Os municípios têm até o dia 5 de março para encaminhar a ficha cadastral do participante. Mais informações na Diretoria de Articulações e Apoio aos Sistemas da Educação Básica (Dasi), da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou pelo telefone (61) 2104-8634.

Capes abre inscrição para Programa de Intercâmbio Brasil-França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França. O prazo para apresentação de propostas de projetos termina no dia 28 de abril. As atividades terão início em março de 2009. Realizado em parceria com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) desde 1978, o programa visa o incentivo ao intercâmbio científico e o estímulo à formação e ao aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior e de pesquisa, por meio de projetos conjuntos. Para mais informações acesse o edital do programa.

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página