Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC mostra programas e oferece orientações a administradores
Início do conteúdo da página
PDE

Caravana da Educação chega ao Sudeste

  • Quarta-feira, 21 de novembro de 2007, 16h09

O Rio de Janeiro é o primeiro estado da Região Sudeste e o 19º do Brasil a receber a Caravana da Educação. Nesta quinta-feira, 22, será lançado, na capital, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Os prefeitos dos 92 municípios fluminenses estão convidados para a solenidade.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, a secretária de educação básica, Maria do Pilar Lacerda, o governador do estado, Sérgio Cabral, e dirigentes do MEC estarão no Palácio Guanabara, nas Laranjeiras (Zona Sul), para discutir as metas do plano com representantes do governo estadual e das prefeituras.

O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) no estado - 3,7 nas primeiras séries do ensino fundamental — está pouco abaixo da média nacional, de 3,8. Para que os índices cresçam, é necessária a mobilização de todos os municípios. O primeiro passo é a adesão ao Compromisso Todos pela Educação.

Dos 88 municípios fluminenses que tiveram a qualidade do ensino avaliada pelo MEC, 20 foram classificados como de atendimento prioritário. Segundo as expectativas, até o ano do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, o Rio de Janeiro deve atingir nota 5,9 no Ideb.

Ao aderirem ao plano de metas, o estado e as prefeituras comprometem-se a seguir as 28 diretrizes previstas no compromisso. Elas estabelecem medidas como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento individual de cada aluno.

Assessoria de Comunicação Social

Confira outras notícias da Caravana da Educação

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página