Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e Pronatec incentivam capacitação em sistema prisional
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Jogos promovem valores entre estudantes e formam cidadãos

  • Sexta-feira, 28 de maio de 2010, 16h39
Além de medalhas, títulos e disputas nas quadras, campos e pistas, o principal mérito dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010) é promover a convivência entre jovens de todo o país, por intermédio da prática esportiva. “O objetivo dos institutos federais e dos jogos é a formação cidadã da juventude. O esporte traz valores como disciplina, trabalho em equipe, amizade e companheirismo”, destaca João Holanda Cavalcante, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e coordenador técnico dos JIF 2010.

Muitos dos jovens participantes dos JIF 2010 também tiveram a oportunidade de vir, pela primeira vez, a Brasília e interagir com pessoas e culturas de todo país. “É este aprendizado e congraçamento entre alunos e professores da rede que buscamos com essa iniciativa. Além disso, não pretendemos formar atletas, mas massificar a prática esportiva”, completa Holanda.

Para a próxima edição dos JIF, já confirmada para Florianópolis no próximo ano, o professor João Holanda pretende propor algumas reformulações, tais como a limitação da quantidade de equipes nos torneios coletivos e criação de um Comitê Nacional responsável por organizar e regular as etapas nacional e regionais dos jogos.

“Este ano tivemos a oportunidade de reunir mais de 2 mil alunos atletas, por se tratar de uma edição comemorativa em virtude do centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, explica o professor. “Mas para os próximos anos o objetivo é limitar o número de equipes nas chaves, para termos a condição de oferecer sempre a melhor estrutura aos participantes.”

Premiação – Nessa perspectiva da  ampliação do acesso à prática esportiva e da integração entre a rede federal, o regulamento dos JIF 2010 não prevê uma classificação geral final, que aponte um campeão dos jogos, mas apenas os vencedores e destaques por modalidade. “Todos os alunos que chegaram até esta etapa nacional e esforçaram-se por suas equipes, superando seus limites, já são campeões e merecem nossos parabéns. Este é o espírito dos jogos”, conclui o coordenador.

Assessoria de imprensa da Setec

Acesse a página dos JIF 2010

X
Fim do conteúdo da página