Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Parceria internacional

Delegação de Cabo Verde vem ao Brasil para troca de experiências

  • Segunda-feira, 11 de abril de 2011, 17h16
Uma delegação de Cabo Verde chegou nesta segunda-feira, 11, ao Brasil, para aprofundar a troca de experiências sobre a educação profissional e tecnológica. O grupo visitante, composto por representantes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) daquele país, iniciou uma série de reuniões com técnicos do Ministério da Educação. Na quarta-feira, visitam o campus Fortaleza do Instituto Federal do Ceará.

Desde 2007 vigora um acordo entre os dois países para capacitação dos africanos em gestão de formação profissional e apoio para estruturação e elaboração de conteúdos de cursos de hotelaria e turismo.

O presidente do conselho de administração do IEFP, Anastácio Silva, informou que o principal objetivo da missão é a parceria para estimular o ensino técnico no país, em especial para os jovens. Segundo ele, o maior desafio de Cabo Verde, hoje, é a geração de emprego. O índice de desempregados alcança 11%.

“A consolidação do sistema nacional de qualificação profissional e a criação de um programa de certificação são nossos focos”, explica Anastácio Silva. O instituto federal de Goiás já tem ministrado diversos cursos técnicos e de qualificação aos cabo-verdianos.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, lembrou que o Brasil, desde o governo Lula, tem priorizado parcerias com países da América Latina e do continente africano. Também destacou as transformações em curso na educação profissional brasileira, com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a construção de 214 escolas e novas políticas para o setor.   

Cabo Verde é um país insular africano, constituído por dez ilhas. Tem 500 mil habitantes e realizou sua independência de Portugal em 1975.

Assessoria de Imprensa da Setec
X
Fim do conteúdo da página