Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes produzem e expõem corpo humano em feira de ciência
Início do conteúdo da página
Educação superior

Reitor fica mais quatro anos na universidade tecnológica do PR

  • Segunda-feira, 23 de julho de 2012, 18h13
Reconduzido ao cargo pelo ministro Aloizio Mercadante, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli (D) disse esperar que a UTFPR se torne instituição de excelência em termos de educação superior, tecnologia e inovação (foto: Fabiana Carvalho/MEC)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconduziu nesta segunda-feira, 23, o professor Carlos Eduardo Cantarelli ao cargo de reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Durante a solenidade, o ministro destacou a consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), destinado a ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

De acordo com o ministro, o Reuni é um esforço do governo federal, com investimento de R$ 8,4 bilhões, na expansão e na reestruturação das universidades federais. Para Mercadante o programa levou a educação superior, a graduação e a pós-graduação, concentradas nas principais capitais, também para o interior do país. Ele ainda lembrou que o Reuni permitiu a inclusão de mais de 300 mil jovens no ensino superior. “Nosso desafio é consolidar essa expansão e garantir a qualidade”, disse.

Na solenidade de recondução, Cantarelli reafirmou a importância da expansão, que permitiu à UTFPR criar 4.250 vagas, nos últimos quatro anos. Hoje, a instituição oferece oito mil vagas em 12 câmpus no território paranaense. “Queremos que a universidade possa, nesses próximos quatro anos, inserir-se no programa de consolidação da expansão previsto pelo MEC, no sentido de se tornar instituição de excelência em termos de educação superior, tecnologia e inovação”, disse.

Carlos Eduardo Cantarelli iniciou as atividades como professor no então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Paraná, há 33 anos. Desempenhou as funções de coordenador de curso, diretor de ensino e pró-reitor de graduação e educação profissional. Em 2008, assumiu como reitor da UTFPR. Ele tem licenciatura em eletrônica, especialização em metodologia do ensino superior e mestrado em engenharia da produção.

Assessoria de Comunicação Social
Assunto(s): educação superior , Reuni , UTFPR
X
Fim do conteúdo da página