Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ciência sem Fronteiras

Ampliado acordo com britânicos sobre oferta de bolsas de estudos

  • Sexta-feira, 28 de setembro de 2012, 19h14
Dilma com David Cameron, no Planalto: “Eu agradeço a disposição do primeiro-ministro Cameron em acolher 10 mil bolsistas brasileiros até 2014” (foto Roberto Stuckert Filho/PR)O governo federal firmou nesta sexta-feira, 28, em solenidade no Palácio do Planalto, termos de cooperação internacional com o governo britânico para ampliar significativamente o acordo que prevê a concessão de bolsas de estudos a brasileiros, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, em universidades do Reino Unido. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, assinaram termo aditivo ao acordo original do programa que prevê a capacitação de brasileiros em cursos de língua inglesa. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da cerimônia.

Os cursos terão duração de três a seis meses, com custeio de despesas de pesquisa de até 5 mil libras esterlinas [R$ 16,4 mil, nesta sexta-feira, 28] ao ano para estudantes de pós-graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Também está prevista a criação de um comitê de revisão anual do progresso do programa.

 

Também foram assinados acordos de cooperação para pesquisas entre o governo britânico, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Brasília (UnB).

 

A presidenta Dilma Rousseff destacou que os temas centrais dos encontros entre Brasil e Reino Unido foram ciência, tecnologia e inovação. Segundo ela, essenciais para aumentar os níveis de competitividade nos dois países. Dilma ainda enalteceu a participação do Reino Unido no Ciência sem Fronteiras. “Eu agradeço a disposição do primeiro-ministro Cameron em acolher 10 mil bolsistas brasileiros até 2014”, pontuou a presidenta em seu discurso.


Paula Filizola

 

Leia também: Brasil e Reino Unido reafirmam parceria na área da educação

 

X
Fim do conteúdo da página