Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Avaliação

Comissão que afere educação superior reconduz presidente

  • Quarta-feira, 21 de agosto de 2013, 14h06

Reempossado, Verhine (C) pretende ampliar a eficácia das avaliações da educação superior (foto: João Neto/MEC)A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) reelegeu nesta quarta-feira, 21, Robert Evan Verhine para a presidência. A cerimônia de eleição e posse foi conduzida pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília.

 

Órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Conaes tem entre as atribuições propor e avaliar dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), das avaliações institucionais e dos cursos.

 

De acordo com Verhine, o Conaes em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e com o Conselho Nacional de Educação (CNE), estuda mecanismo para ampliar a eficácia das avaliações. “Estamos chamando de instrumento matricial, que facilita o processo de avaliação por ser único, mas respeita o princípio básico do Sinaes, que tem a ver com a identidade de cada instituição”, disse o presidente. O novo instrumento depende de homologação para ser implementado.

 

A expansão com qualidade da educação superior particular é um dos objetivos do Ministério da Educação para ampliar o acesso e a democratização desse nível de ensino. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, é necessária a criação de um mecanismo para incentivar as instituições particulares a buscar sempre a excelência. “Há uma acomodação do sistema na nota 3”, disse o ministro — a nota 3 permite à instituição o acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem aumento nos custos de manutenção com professores titulados e instalações. “Precisamos criar instrumentos para estimular o sistema a continuar buscando a qualidade.”


Diego Rocha

X
Fim do conteúdo da página