Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Sisutec

Mato Grosso do Sul tem 99 cursos e mais de 5,6 mil vagas

  • Terça-feira, 22 de julho de 2014, 18h24

Mato Grosso do Sul, estado que tem 200 mil quilômetros quadrados de área alagada na reserva do Pantanal, abre, nesta edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec), 470 vagas em quatro cursos técnicos em meio ambiente e em controle ambiental nas cidades de Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá. No conjunto, o estado oferece 5.675 vagas, em 99 cursos distribuídos em oito municípios. O Sisutec recebe inscrições até sexta-feira, 25.

O curso em meio ambiente tem 800 horas de duração. Em Corumbá, são 30 vagas no turno da manhã; em Campo Grande, 200, no turno vespertino; em Três Lagoas, 40, de manhã. São atividades do técnico em meio ambiente a organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem. As possibilidades de trabalho são encontradas em instituições públicas, particulares e do terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.

O curso de controle ambiental, também de 800 horas, com 200 vagas em Campo Grande, qualifica o profissional para gerenciar o manejo de resíduos na perspectiva do desenvolvimento sustentável, executar o gerenciamento e o controle ambientais, racionalizar o uso de recursos naturais, operar estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos; executar análises físico-químicas e microbiológicas de águas, efluentes e resíduos sólidos. O técnico pode atuar em instituições públicas e particulares e do terceiro setor, em estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos.

No estado, o Sisutec oferece cursos técnicos nas cidades de Aparecida do Taboado (5), Campo Grande (42), Corumbá (7), Dourados (11), Naviraí (4), Rio Verde de Mato Grosso (4), Sidrolândia (2) e Três Lagoas (24). Há vagas em cursos sobre trânsito, celulose e papel, edificações, eletrônica, desenho de construção civil, redes de computadores, segurança do trabalho, cuidados de idosos e mecânica, entre outros.

Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível na página do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na internet.

O Sisutec oferece, na atual edição, 289.341 vagas em cursos técnicos a estudantes que tenham concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, com nota na redação que não seja zero. As vagas estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação. Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.

Ionice Lorenzoni


Leia também:
Área de saúde tem oferta de 21 cursos técnicos pelo Sisutec

X
Fim do conteúdo da página