Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC oferta 500 mil vagas gratuitas para cursos a distância
Início do conteúdo da página
Recursos

MEC libera R$ 15 milhões para impulsionar ensino e pesquisa

  • Sexta-feira, 17 de março de 2017, 18h54

O Ministério da Educação liberou na última terça-feira, 14, R$ 15 milhões para pagamento de atividades desenvolvidas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O valor irá beneficiar diretamente mais de 4 milhões de pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes.

A liberação dos recursos visa atender as metas do contrato de gestão da RNP, celebrado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS). O MEC é órgão interveniente no contrato.

As ações previstas têm a finalidade de subsidiar e promover o uso de redes avançadas no Brasil, além de proporcionar à comunidade acadêmica o acesso a serviços de conectividade. Isso vai permitir colaboração em âmbito nacional e internacional.

O documento também estabelece programas de pesquisa e desenvolvimento para a criação de protocolos, serviços e aplicações em tecnologias da informação e comunicação e a capacitação de recursos humanos.

Nesse sentido, o Ministério da Educação tem fomentado atividades da RNP para a implantação de serviços de infraestrutura de redes e suporte a aplicações de comunicação e colaboração para a comunidade acadêmica brasileira, além da manutenção das conexões no interior de universidades e institutos federais.

 Atualmente, as principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, especialmente universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, unidades de pesquisa estaduais, hospitais de ensino e museus, são conectadas em alta velocidade pela rede avançada da RNP.

Rede – Fundada em 1999, a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por missão promover o uso inovador de redes avançadas. Qualificada como organização social em 2002, mantém, opera e desenvolve a internet acadêmica brasileira.

Ainda, é executora do programa interministerial RNP, com gestão dos ministérios da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Saúde; da Cultura e da Defesa. Juntas, essas pastas estabelecem diretrizes, financiam e acompanham o alcance dos benefícios projetados. O MEC considera os serviços da RNP essenciais para a educação.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): recursos , ensino , pesquisa , RNP
X
Fim do conteúdo da página