Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Obras naturalistas no Domínio Público
Início do conteúdo da página
TV Escola

Educação escolar quilombola é tema do Salto para o Futuro

  • Terça-feira, 14 de novembro de 2017, 17h20

A educação em escolas quilombolas será tema do programa Salto para o Futuro desta quarta-feira, 15, que vai debater, sob um olhar pedagógico, como o ensino considera a herança cultural remanescente nessas comunidades. Participam a diretora de políticas de educação do campo, indígena e para as relações étnico-raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, Rita Gomes do Nascimento, e a professora de comunidades quilombolas, Maria Auxiliadora Lopes.

O Brasil possui hoje 2.366 escolas quilombolas. Nelas atuam 17.288 professores, que recebem 264.404 alunos, entre jovens, crianças e adultos. Os estados que concentram o maior volume de instituições desse grupo são Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

O Salto para o Futuro é exibido pela TV Escola sempre às 19h. Durante o programa, será abordada a importância de materiais didáticos específicos e da formação continuada para os professores que atuam nessas localidades. “A educação escolar quilombola, embora aconteça dentro de um grupo específico, faz parte de um sistema nacional de educação”, afirma a diretora da Secadi, Rita Gomes. De acordo com ela, as questões da diversidade, dentro do sistema, ainda se dão em um ambiente de conflito e é necessário um debate constante para que haja um equilíbrio maior no ensino.

O Salto para o Futuro é apresentado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, na TV Escola, indo ao ar sempre às quartas, às 19h. Todos os episódios anteriores podem ser conferidos no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página