Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Encceja

Candidatos devem ficar atentos a horários do exame em cada região

  • Terça-feira, 14 de novembro de 2017, 17h28

Destinado a conferir certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil ocorrerá neste domingo, 19. Os candidatos devem ficar atentos às diferenças de fuso horário em seus estados para não perder a hora.

As provas serão aplicadas em dois turnos. No matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. Neste dia, serão abordadas questões de ciências naturais, história e geografia, para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, as áreas serão ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15, também conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Os do ensino médio responderão questões de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Seguem horário igual ao de Brasília: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As variações são registradas nos demais estados. Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h45, e, posteriormente, abrirão às 13h30 e fecharão às 14h15.

No Acre, os estudantes poderão entrar das 5h às 5h45 no turno da manhã. À tarde, das 11h30 às 12h15. Amazonas, Rondônia e Roraima terão portões abertos às 6h e fechados às 6h45 e, à tarde, reabertos às 12h30, fechando-se às 13h15.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. As provas para os detentos ocorrerão no dia 19 de dezembro.

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página