Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ensino médio

Fundaj abre nesta terça, 21, a Semana de Ciência e Tecnologia

  • Terça-feira, 21 de novembro de 2017, 13h11

Recife, 21/11/2017 – Divulgar as atividades realizadas dentro da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e proporcionar aos estudantes do ensino médio da rede pública mais oportunidades de desenvolver as questões sociais são os principais objetivos da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela Fundaj. Realizado desde 2004, o encontro se realiza na sede da Fundaj, no Recife (PE), desta terça, 21, até 1º de dezembro.

Os 1.540 alunos da rede pública de Pernambuco contemplados com a Semana de C&T terão a oportunidade de visitar o Museu do Homem do Nordeste e conhecer as exposições Nordeste Mix e As Bandeiras da Revolução, além de participarem de palestras e oficinas. “Queremos desenvolver o lado pessoal e de cidadão desses estudantes, por isso o tema central deste ano será a desigualdade social”, informa César Pereira, coordenador geral de Estudos Sociais e Culturais da Fundaj e um dos organizadores do evento.

Foram selecionadas sete escolas para participar da Semana, sendo quatro do Recife, uma de Camaragibe, uma de Ipojuca e outra do Cabo de Santo Agostinho. Os estudantes das duas últimas escolas terão a oportunidade de conhecer o Engenho Massangana, local onde Joaquim Nabuco viveu durante a infância e construiu a base dos seus ideais abolicionistas. Algumas ações no engenho, como a Caravana da Ciência, a Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco e o Planetário terão o apoio do Espaço Ciência, adianta o coordenador do evento.

Além das oficinas para os estudantes, alguns minicursos serão direcionados para professores de história e matemática, por exemplo. Estudantes de graduação também terão a chance de assistir a palestras durante o evento.

Caravana da Sociologia – Durante a Semana de C&T, os estudantes da Escola Estadual Major Lélio, de Camaragibe, que realizaram uma pesquisa científica sobre desigualdade social por conta da Caravana da Sociologia, projeto desenvolvido pela Fundaj, terão a oportunidade de apresentar os resultados do trabalho no palco do cinema do Museu.

Os alunos aplicaram um questionário sobre o tema nas escolas públicas e particulares de Aldeia. Ao fim da parte prática, vão analisar as respostas das 26 questões e desenvolver um gráfico com os dados que foram apurados para mostrar quais as grandes diferenças entre escolas que ficam tão próximas, mas que vivem em realidades completamente diferentes.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira aqui a programação completa da Semana de Ciência e Tecnologia.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Fundaj

 

Assunto(s): tecnologia , Ciência , Fundaj
X
Fim do conteúdo da página