Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas se preparam para maior competição estudantil do mundo
Início do conteúdo da página
Capacitação

MEC promove curso de formação de gestores do Projovem Urbano

  • Segunda-feira, 11 de junho de 2018, 16h12

Coordenadores gerais do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) e representantes do Ministério da Educação, atuantes na temática de educação de jovens e adultos, participam em Brasília, entre 13 e 15 de junho, do 1º Encontro de Formação de Gestores. O objetivo é que esses especialistas conheçam o perfil do público do programa e as ações que podem ser desenvolvidas para aumentar a escolaridade de jovens entre 18 e 29 anos. O evento acontece na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC.

“Conhecer esses estudantes e suas especificidades é fundamental para que gestores e educadores se sintam preparados para acolher, respeitar e valorizar as experiências que esses jovens trazem para as salas de aula”, afirma a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Cidadania, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira.

Esse encontro é a primeira etapa de formação desses especialistas. Após a capacitação presencial, eles receberão treinamento a distância. O material a ser utilizado foi elaborado pelo MEC especificamente para essa temática. Após a capacitação não presencial, será realizado um novo encontro para concluir a preparação desses profissionais que vão atuar no Projovem Urbano.

Ivana destaca, ainda, que os conteúdos técnicos e teóricos ajudarão a consolidar a desafiadora proposta político-pedagógica diferenciada do programa, que tenta responder às questões específicas de uma parcela da juventude brasileira, permitindo o atendimento educacional de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Esse encontro vai promover maior reflexão sobre a fundamentação teórica e pedagógica e a prática da gestão do Programa”, conclui.

Urbano – O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) é coordenado pela Diretoria de Políticas para a Juventude, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Cidadania, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. O objetivo do programa é elevar a escolaridade de jovens de 18 a 29 anos que não completaram o ensino fundamental. Uma de suas estratégias de atuação é a formação continuada de gestores, formadores e educadores responsáveis pela sua execução.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): capacitação , projovem
X
Fim do conteúdo da página