Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Projeto pedagógico de professor da rede pública destaca identidade cultural negra nas escolas
Início do conteúdo da página
Competição

Vencedores da olímpiada de matemática das escolas públicas recebem medalhas no RJ

  • Quinta-feira, 02 de agosto de 2018, 19h42

“A matemática começou a transformar a vida de vocês, que são os campeões que o Brasil verdadeiramente precisa”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, na cerimônia de premiação (Foto: André Nery/MEC)

Os 574 estudantes que tiveram melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2017 receberam nesta quinta-feira, 2, as medalhas de ouro em reconhecimento aos resultados alcançados. No ano passado, mais de 18 milhões de estudantes de 53,2 mil escolas participaram da competição.

A premiação da 13ª edição ocorreu durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, no Rio de Janeiro. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, do único brasileiro a ganhar a medalha Fields, considerada o Nobel da matemática, Artur Ávila, e do diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana.

Rossieli parabenizou os vencedores e enfatizou que eles estão dando um grande passo na vida deles e que esse reconhecimento é muito importante para o Ministério da Educação e para toda a sociedade brasileira. “Vocês vão parar em vários lugares do mundo. A matemática começou a transformar a vida de vocês, que são os campeões que o Brasil verdadeiramente precisa”, frisou o ministro. 

O diretor do Impa destacou que ainda há espaço para o país avançar, e lançou um desafio para os agraciados: “Ser medalhista de ouro em uma olimpíada que começa com mais de 18 milhões é uma façanha que ninguém vai tirar de vocês, mas essa façanha vem com uma responsabilidade: o futuro do Brasil está com vocês”, disse Viana.

“Eu espero que cada vez mais vocês e as pessoas que virão depois se motivem por meio dessa olimpíada e que venham a contribuir de maneiras variadas, não necessariamente como matemáticos, mas de uma maneira geral para o Brasil e para todos”, foi o recado dado aos medalhistas pelo único brasileiro a ganhar a medalha Fields, Artur Ávila.

Obmep - Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em 2018, será realizada a 14ª edição da premiação com uma inovação: a partir desse ano, os alunos do quarto e do quinto ano do ensino fundamental também poderão participar da competição.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página