Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Instituições de ensino superior empenharam só 28,9% do orçamento não obrigatório de 2019
Início do conteúdo da página
Rede Escola

Programa destaca a educação transformadora e bibliotecas

  • Sexta-feira, 14 de dezembro de 2018, 11h44

A educação transformadora é o foco do Rede Escola desta sexta, 14. O programa vai ao ar às 19h, na TV Escola. Uma das experiências em destaque é o projeto “Ondas da Paz”, em Brasília, que busca reduzir a violência comunitária que afeta adolescentes que vivem sob regime de ambientes socioeducativos. Uma esperança para que eles vençam esse período de suas vidas em busca de um futuro melhor.

O programa também destaca o papel social das bibliotecas escolares, importantíssimas na formação de leitores desde os primeiros anos do ensino fundamental. E como é impossível não lembrar da Biblioteca Nacional quando falamos sobre esse tema, a equipe de reportagem do Rede Escola vai mostrar como funciona a instituição, seu imenso acervo e como eles recebem estudantes que visitam as suas instalações.

Um pulo na História e o programa desembarca nos anos 20, década do Modernismo no Brasil. O programa irá falar sobre uma obra que está completando 90 anos e é um dos mais valiosos quadros já pintados no país: o Abaporu, de Tarsila do Amaral. A jornalista Emy Lobo conversou com a professora Ângela Âncora, profunda conhecedora da obra da pintora e do movimento Modernista.

Na quinta e penúltima parte da série Anima Mundi/Anima Escola, o Rede Escola vai deixar o espectador por dentro da animação, mostrar como essa arte é ensinada nas salas de aula e de como ela pode servir para dar voz aos sentimentos dos alunos e discutir assuntos do seu dia a dia.

Para finalizar, o comentarista de educação Antônio Góis, em sua coluna Caminhos da Educação, irá abordar o tema “Escola sem Partido”. Será que ele é o principal problema da educação pública no país?

Rede Escola é exibido sempre às sextas, às 19h. Reapresentações sábado, às 16h; domingo, às 12h30; e segunda-feira, às 12h30. Episódios disponíveis no portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): tv escola , Rede Escola
X
Fim do conteúdo da página