Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes publica plataforma voltada ao tema da ciência da informação
Início do conteúdo da página
Plataforma Nilo Peçanha

Novo ciclo de coleta de informações começa nesta segunda-feira, 4

  • Sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019, 20h52

Os módulos de coleta e validação de dados como também de capacitação da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) estarão disponíveis a partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, para as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Criada em 2018, a PNP é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas da Rede Federal. Reúne informações sobre as unidades que a compõem, cursos, corpo docente, discente e técnico-administrativo, além de dados financeiros. Essas informações embasam o cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

A PNP é alimentada pela Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas (Revalide), a partir da qualificação dos dados coletados, inicialmente, do Sistema Nacional de Informações (Sistec), Sistema Integrado de Administração de Recursos humanos (Siape) e do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).

A validade das informações será garantida pela aplicação de um conjunto de regras de consistência que apontará eventuais incoerências nos dados coletados, permitindo que os integrantes da Revalide os retifiquem ou confirmem, por meio de apresentação de justificativa. Informações inconsistentes que não forem justificadas pelas instituições e validadas pela Revalide serão descartadas e não poderão ser utilizadas para fins estatísticos.

A coleta de dados obedece um calendário anual, assim como sua validação e divulgação. Para acessar o ambiente de capacitação da Plataforma Nilo Peçanha, é necessário fazer cadastro.

Veja aqui as informações para procedimento de primeiro acesso.

Confira a Plataforma Nilo Peçanha.

 

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página