Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Saiba como pedir a certificação do Encceja
Início do conteúdo da página
Educação a distância

1º Encontro de Educação a Distância. Confira na agenda.

  • Sexta-feira, 24 de novembro de 2006, 17h18

1º Encontro de Educação a Distância

Brasília
No dia 27 de novembro será realizado o 1º Encontro CIEE-Abed de Educação a Distância, no Espaço Sociocultural − Teatro CIEE, São Paulo (SP), das 8h às 17h. O evento, uma promoção do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), é em comemoração ao Dia Nacional da Educação a Distância, criado pela Abed para divulgar a importância das iniciativas de educação a distância (EAD) como forma de inserção social dos jovens. O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, estará presente no evento, onde participará da Sessão Solene de Abertura, às 9h, apresentando o tema O Papel da EAD nas Políticas de Inclusão do Jovem. E às 15h, o secretário vai prestigiar a comemoração do Dia Nacional de EAD. Para inscrições e mais informações acesse www.ciee.org.br.

Responsabilidade Social – Compromisso de Todos Nós

O evento Responsabilidade Social – Compromisso de Todos Nós, que ocorre no dia 27 de novembro, tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e engajar a comunidade discente do Cefet-RJ em projetos sociais, concebidos de forma participativa pelo Núcleo de Responsabilidade Social do Cefet-Jr. O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, participará do evento no painel Responsabilidade Social – O Compromisso das Instituições Educacionais.

ProUni abre inscrições na quarta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudos integrais ou parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, podem fazer suas inscrições a partir da próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, até 16 de dezembro. O MEC divulgará os nomes dos selecionados em 20 de dezembro, pela internet. Para concorrer às bolsas, os candidatos devem atender a uma série de exigências. Entre elas, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e obtido, na prova escrita e na redação, nota média igual ou superior a 45; ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral. A inscrição deve ser feita na página eletrônica do ProUni.

Seminário Nacional de Avaliação do Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind)

Brasília
O Ministério da Educação, por intermédio das secretarias da Educação Superior (SESu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade  (Secad), irá realizar o Seminário de Avaliação de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. O seminário, que ocorre no auditório da Reitoria da Universidade de Brasília, tem como finalidade a avaliação dos resultados alcançados nos cursos de licenciatura indígena, os avanços e desafios na construção de uma política pública de educação superior para os povos indígenas.

Especialistas debatem renovação das universidades

Salvador
Especialistas em educação debatem em Salvador, nos dias 1º e 2 de dezembro, a reestruturação da universidade brasileira durante o 1º Seminário Nacional da Universidade Nova. Promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Andifes e apoio do MEC, o evento terá participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que abre o evento com palestra sobre a Renovação Necessária da Universidade Brasileira. O reitor da UFBA, Naomar de Almeida Filho, será responsável pela Exposição da Proposta Universidade Nova. Professores da UnB, UFRJ, UFABC e especialistas do MEC vão fazer palestras e participar dos debates.
Na programação do evento, cujo tema central é Reestruturação da Arquitetura Acadêmica do Ensino Superior no Brasil, também estão programados mesa- redonda e fórum de debates para o primeiro dia. No dia 2, os trabalhos em grupo vão tratar de assuntos como estrutura curricular, processo seletivo e cursos profissionalizantes, impacto do projeto na estrutura administrativa da universidade pública e a prospecção de problemas de infra-estrutura, logística e gestão acadêmica. No encerramento, às 18h, com plenária final, serão apresentados os relatórios dos grupos de trabalho. Hotel Mercure, Rua Fonte do Boi, 215, Rio Vermelho.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página