Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prazo para inscrições encerra nesta sexta-feira, dia 17, às 23h59
Início do conteúdo da página
SAEB

Inep realizará audiência pública antes da aplicação da avaliação

  • Terça-feira, 14 de maio de 2019, 09h22

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma audiência pública em 24 de maio, das 9h às 13h, em sua sede, em Brasília (DF), para dar transparência à contratação da instituição aplicadora do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano.

O objetivo é reunir informações para o aprimoramento do termo de referência. O projeto básico conceitual já está disponível no Portal do Inep.

Durante a audiência, os interessados terão acesso a uma série de informações pertinentes à aplicação. Contribuições e pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados até as 18h do dia 17 de maio, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Saeb 2019 vai avaliar a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º ano) e o Ensino Médio (3ª e 4ª série). A aplicação, em todas as unidades da Federação, será entre 21 de outubro e 1º de novembro.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite produzir indicadores educacionais para o Brasil, regiões, Unidades da Federação, municípios e escolas.

O sistema de avaliação externa de larga escala também permite:

  • avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais;
  • subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências;
  • desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

O Saeb usa questionários e provas para avaliar várias dimensões de qualidade da Educação Básica que se inter-relacionam para promover percursos regulares de aprendizagens com objetivo de formação integralmente os estudantes brasileiros.

Os resultados do Saeb, combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Edital de Audiência Pública

Projeto Básico Conceitual 

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): saeb , Inep , audiência pública
X
Fim do conteúdo da página