Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Trilhas da Educação

Projeto utiliza natureza para despertar a curiosidade de alunos sobre sustentabilidade

  • Sexta-feira, 17 de maio de 2019, 13h20

O projeto Caixas da Natureza utiliza a curiosidade de estudantes para os elementos da natureza que fazem parte do dia a dia da localidade em que vivem. Com cara de brincadeira, o projeto tem transformando a rotina de muitas escolas no país.

Criado pela pedagoga Ana Carol Thomé, em três anos, o Caixas da Natureza conseguiu interligar mais de 760 grupos de amigos, famílias e escolas, por meio da brincadeira.

Os participantes trocam entre si folhas, flores, galhos, tudo o que encontram pelos caminhos rotineiros. A professora da Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo, Angelina Costa, e os alunos embarcaram na ideia.

Eles descobriram uma série de elementos. A professora também observou um maior estímulo à criatividade das crianças ao brincarem com os elementos da natureza.

“Com muitos dos elementos que eles coletaram criamos brinquedos. Teve um elemento que foi na nossa caixa, que era aquela flor da bananeira. As crianças enrolaram uma fita de cetim envolta e eles brincaram que aquilo era cedros de rainha”, afirmou.

O projeto recebe inscrições para a troca de caixas que acontece uma vez a cada estação do ano. Para participar, os professores ou outras pessoas interessadas fazem um cadastro no site do projeto.

Saiba mais – O projeto Caixas da Natureza é o tema da edição desta sexta-feira, 17 de maio, do programa Trilhas da Educação, da Rádio MEC.

Confira o site do projeto

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página