Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Governo federal lança carteira estudantil digital e gratuita
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Alunos da USP ganham competição com jogo que programa robôs virtuais

  • Sexta-feira, 31 de maio de 2019, 12h41

Um grupo de alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos foi premiado pela criação de um jogo de robôs virtuais para celular, em uma competição nacional que avalia ideias e soluções para plataformas mobile. O sistema estimula jovens do ensino médio a terem mais contato com programação.

Eleazar Braga, 21 anos, Gabriel Simmel, 23, e Óliver Becker, 21, vão receber, ao todo, R$ 6 mil para aprimoramento do projeto, além de uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. O trio venceu na categoria “Educação”, em meio a 217 iniciativas inscritas na 7ª edição da Campus Mobile.

O jogo, batizado de Robosquadrão, possui várias fases, das mais básicas até fases de combate. O jogador precisa criar um código programador para controlá-los, por isso, o jogo estimula os jovens a desenvolverem a programação.

“O Robosquadrão é um jogo educativo. Nele você pode programar, ligar e completar as fases. Nosso jogo vai ensinar ao jogador como funciona a lógica de programação, ou seja, quais são os passos para criar um algoritmo para o robô atravessar e completar a fase”, explicou Eleazar Braga, um dos vencedores.

Tela do Robosquadrão

 

Ele contou que o grupo começou a desenvolver o projeto no ano passado e que fizeram duas apresentações para banca de seleção até o resultado final.

“Nosso projeto foi feito exclusivamente para a Campus Mobile. Na primeira semana presencial, que foi em fevereiro, os outros grupos competidores estavam muito bons. Nós recebemos um incentivo financeiro deles no valor de R$ 1800 por sermos finalistas. Então, percebemos que nosso projeto também era muito bom e que poderíamos ganhar", disse.

Durante o desenvolvimento do jogo, os premiados contaram com a colaboração de membros do grupo Fellowship of Game (FoG), do ICMC, do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) e da Seção de Apoio Institucional do ICMC.

"Queremos continuar com o desenvolvimento do projeto para adicionar mais funcionalidades. Além disso, o Robosquadrão também será inscrito em outras premiações e editais para jogos, como o BIG Festival, SBGames, USP Game Link, entre outros. Queremos alcançar mais público para nosso jogo e assim desenvolver mais nosso projeto", afirmou Eleazar Braga.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): usp , aplicativo , celular , Robosquadrão
X
Fim do conteúdo da página