Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Saiba como pedir a certificação do Encceja
Início do conteúdo da página
Educação e Trabalho

Instituto Federal de Goiás inaugura campus para atender 1,5 mil alunos

  • Sexta-feira, 08 de novembro de 2019, 21h42

O local escolhido, no município de Senador Canedo, possui potencial para a área produtiva da indústria e para atividades ligadas ao meio ambiente

Dyelle Menezes e Guilherme Pera, do Portal MEC

O campus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira, 8 de novembro, com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes. A estrutura já funciona e tem capacidade para atender 1,5 mil alunos.

Atualmente, são oferecidos três cursos de educação profissional e tecnológica integrados ao ensino médio, um curso de ensino superior presencial e um a distância, além de uma pós-graduação. Mais de 400 alunos já estudam no local. O ambiente acadêmico também possui espaços administrativos e de convivência para servidores.

Durante a inauguração do novo campus, Weintraub destacou que o incentivo ao ensino técnico é um dos objetivos do governo do presidente Jair Bolsonaro. “Se a população não é educada, se não ensinamos uma profissão, criamos uma geração de pessoas vulneráveis. [...] Vocês sairão daqui [alunos] prontos para um emprego, para criar uma startup, e melhorar a vida de vocês, da família e do entorno”, disse o ministro aos estudantes do campus presentes na cerimônia.

Com 11 salas de aula, 14 laboratórios, refeitório, lanchonete e auditório para mais de 100 pessoas, o campus leva o nome da cidade, que é região metropolitana de Goiânia. A unidade fica às margens do quilômetro 7 da rodovia GO-403. A região foi escolhida por possuir potencial para a área produtiva da indústria e para atividades ligadas ao meio ambiente. Os cursos oferecidos vão acompanhar a vocação das áreas para unir educação ao mercado de trabalho.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes, ressaltou que o campus é um marco para a comunidade local. “Nós estamos tirando as atividades de instalações provisórias para ampliar o número de vagas e a qualidade da educação. Esse é o nosso compromisso”, afirmou. Ele lembrou que os investimentos somaram mais de R$ 14 milhões.

Com o novo campus, os servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes e a comunidade externa terão melhores condições de trabalho e estudo. O prédio, que foi construído em 2015 e só inaugurado neste ano, vai possibilitar a ampliação no número de cursos a serem ofertados.

O reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues, afirmou que as novas instalações estão em uma região estratégica para o município. “Isso é muito importante porque a estrutura foi construída com dinheiro público e desejamos que toda a população conheça e utilize as possibilidades que o campus oferece”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração, a diretora do campus, Maria Betânia Gondim, e o prefeito de Senador Canedo, Divino Pereira Lenis.

X
Fim do conteúdo da página