Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Literacia familiar

Conheça o Tito, mascote do programa Conta pra Mim

  • Quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, 21h41

Ursinho vai ajudar famílias a promover a leitura dentro de casa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresenta o Tito, mascote do "Conta pra Mim" (Foto: Gabriel Jabur/MEC)


Dyelle Menezes, do Portal MEC

Sorrisos, acenos e muita euforia. Foi com essas reações que um ursinho muito especial foi recebido no auditório do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira, 5 de dezembro. Mais de 150 crianças lotaram o espaço para conhecerem o Tito, o mascote do programa Conta pra Mim. Ele foi apresentado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante o lançamento da iniciativa.

A mascote foi criada para ser um símbolo do objetivo do Ministério da Educação (MEC) com o programa: incentivar a contação de histórias, a leitura em voz alta e o olhar olho no olho. Os gestos podem parecer simples, mas influenciam de forma muito significativa na capacidade intelectual já na fase pré-alfabetização de crianças, antes do começo das primeiras aulas na escola.

O Tito vai acompanhar tudo isso, como parte da família. Aliás, o trabalho dele já começou. O pequeno Alexandre Souza Santos, 5 anos, foi uma das crianças que esperaram ansiosas a chegada do ursinho ao auditório. O aluno do primeiro ano do ensino fundamental afirmou que vai “dividir” o Tito com os familiares. “Gostei muito dele. Vou mostrar o Tito para os meus pais”, disse.

Mais velho, Guilherme Oliveira Melo, 9 anos, destacou que achou tudo muito interessante na apresentação do programa, mas foi o Tito que ganhou seu coração. “Ter um mascotinho para incentivar a leitura em casa vai ajudar muito. Eu gosto muito de ler”, afirmou o aluno do terceiro ano do ensino fundamental.

Já a colega de turma do Guilherme, a Maria Luiza Alves Rodrigues, 9 anos, lembrou de outro presente que foi entregue pelo MEC para os pequenos. “Vou mostrar o guia que ganhei para os meus pais e para os meus amigos. Vou recomendar para eles. Eu amo ler e vou mostrar para os meus pais como podem participar”, afirmou. O guia a que Maria Luiza se refere é uma das iniciativas do programa Conta pra Mim.

Com apoio de especialistas na área da alfabetização da primeira infância, a publicação do MEC reúne uma espécie de passo a passo para explicar as melhores técnicas de literacia familiar. O material e os vídeos didáticos estão disponíveis para download no site do programa (link). O guia, voltado para as famílias, também pode ser adaptado à realidade da sala de aula.

Além do guia, o kit entregue para as crianças na cerimônia de lançamento do Conta pra Mim tinha livros de histórias e de desenho, bloco de anotações, canetas, adesivo e giz de cera. A diversão já começou ali mesmo.

Não foram só as crianças que gostaram do Tito. “Eu gostei muito do programa, mas eu vim aqui para conhecer o Tito, que vai levar um montão de historinhas para vocês”, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Conta pra mim - Para incentivar uma cultura de leitura no ambiente familiar, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa “Conta pra Mim”. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e reúne uma série de materiais para orientar as famílias a como contribuir na construção do projeto de vida e do sucesso escolar dos pequenos.

X
Fim do conteúdo da página