Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Programas

MEC adere ao programa Transforma-Gov

  • Sexta-feira, 24 de janeiro de 2020, 12h40

MEC é o quarto órgão a fazer parte do programa


O Ministério da Educação (MEC) aderiu nesta quinta-feira, 23 de janeiro, ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (Transforma-Gov). 

O MEC é o quarto órgão a fazer parte do programa do governo federal que tem a missão de reduzir a burocracia e custos dos serviços prestados à população por meio da simplificação do acesso aos serviços públicos.

Apesar de a adesão ter sido oficializada apenas com a assinatura do Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), algumas ações como a transformação digital no MEC, que contribuiu para o plano, já estavam em andamento. Em dezembro de 2019, a pasta realizou uma entrega alinhada aos objetivos do Transforma.Gov: o início do barramento, que permite a tramitação de documentos 100% eletrônicos para outros órgãos pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Com isso, são toneladas de papeis a menos e mais eficiência, transparência e economia dos recursos públicos. Graças ao barramento, foi possível tramitar eletronicamente da Economia para o MEC o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional com a articulação do secretário Executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e do secretário de Gestão da Economia, Cristiano Rocha Heckert.

O projeto de gestão estratégica e Transformação institucional propõe medidas de eficiência a partir de cinco dimensões:

  • governança e gestão estratégica; serviços ao cidadão;
  • pessoas e estruturas do MEC até o fim de 2020.

Também entram no planejamento a melhoria de serviços públicos, a revisão do planejamento estratégico - que já está em andamento - o aperfeiçoamento de processos internos, e a readequação de estruturas organizacionais vigentes, entre as mais de 30 ações previstas.

A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia coordenará a implementação das medidas propostas, o monitoramento e a avaliação dos resultados entregues pelo programa juntamente com a Secretaria Executiva do MEC e controle interno.

 Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página