Professores da Rede Federal iniciam curso nos Estados Unidos - MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Todas as notícias > Pesquisa avaliará transporte hidroviário de estudantes
Início do conteúdo da página
Língua inglesa

Professores da Rede Federal iniciam curso nos Estados Unidos

  • Terça-feira, 19 de janeiro de 2016, 14h03

Desenvolver metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula no ensino da língua inglesa é o objetivo de 75 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Eles iniciaram esta semana a participação no Programa Setec–Capes–Nova de capacitação nos Estados Unidos. As propostas do programa são as de compartilhar experiências do ensino de inglês como segunda língua, propor atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula e estimular parcerias com professores norte-americanos para futuros intercâmbios.

“Há expectativas de ampliar a bagagem cultural americana e realizar novas parcerias para nossos estudantes e professores da Rede Federal”, enfatiza a professora Fernanda Goncalves da Silva Nunes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Os professores compõem duas turmas. Uma no Northern Virginia Community College, próximo a Washington; outra no City College of San Francisco, na Califórnia. Na distribuição, foram considerados critérios como nível de inglês e experiência profissional. “Minhas expectativas são conhecer novas estratégias, novas metodologias de ensino de língua estrangeira e aperfeiçoar as práticas pedagógicas”, diz Cynthia Regina Fischer, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Outro ponto importante da capacitação é proporcionar experiência in loco em proficiência em língua inglesa, considerados os aspectos culturais, locais e sociais. “Quando estudamos inglês, escutamos muita coisa sobre a cultura americana, mas nada se compara à vivência que teremos aqui”, afirma Luiz Eduardo Guedes Conceição, do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Ao voltarem ao Brasil, após oito semanas, os professores desenvolverão planos de trabalho, por período mínimo de um ano, nas ações do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação. Essa atividade será realizada na instituição de origem do professor ou em outras escolas públicas.

Parceria — O Programa Setec–Capes–Nova é desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Community College Consortium, representado pelo Northern Virginia Community College (Nova), dos Estados Unidos. A iniciativa do MEC com o programa faz parte da estratégia de investir na qualificação dos educadores brasileiros e na articulação entre diferentes instituições de ensino para valorização da educação básica e profissional.

Os professores selecionados atenderam à Chamada Pública da Setec nº 1, de 22 de setembro de 2015. A próxima turma está prevista para o período de julho a agosto de 2016.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

Leia também:
Curso nos EUA recebe inscrição de professor até 13 de outubro

X
Fim do conteúdo da página