Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Olhar sobre a educação

Avanços brasileiros são tema de estudo da OCDE considerado referência em todo o mundo

  • Sexta-feira, 16 de setembro de 2016, 11h19

Os dados do relatório Education at a Glance  de 2016, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foram divulgados na manhã de quinta-feira, 15, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A publicação, anual, é uma das principais referências sobre a educação no mundo e conta com a participação do Inep, que também publicou o Panorama da Educação: Destaques do Education at a Glance 2016, um resumo dos principais dados da atual edição.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou os ganhos brasileiros com a educação comparada, permitida desde que o país participou, pela primeira vez, do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em 2000. “É muito significativo como a experiência de outros países, com contextos bastante diferentes, e alguns parecidos com o nosso, podem nos mostrar sobre a influência dos fatores associados ao desempenho dos alunos”, disse. “Fatores macroeconômicos e macroculturais têm uma incidência quase que direta no desempenho dos nossos alunos e na aprendizagem que eles têm direito de ter.”A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou os relatos sobre a experiência de outros países, com contextos diferentes dos brasileiros: “Podem nos mostrar sobre a influência dos fatores associados ao desempenho dos alunos” (foto: Luís Fortes/MEC)

A metodologia de produção de estatística de educação da OCDE foi também destacada pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. “Esse é um relatório para o qual o mundo inteiro olha para fazer qualquer análise”, afirmou. “A produção desses indicadores é muito importante, são eles que mostram o Brasil para o mundo. Avançamos bastante, mas ainda temos muito a fazer para ter um padrão de qualidade comparável ao de países com sistemas educacionais desenvolvidos e consolidados.”

O chefe da Divisão de Inovação e Aferição de Progresso da OCDE, Dirk Van Damme, apresentou o panorama global, com dados que destacam a influência da educação no emprego, na saúde e na qualidade de vida. “Esse relatório não é sobre como a educação está ruim, mas sobre o quanto podemos melhorar no futuro”, afirmou.

O Education at a Glance de 2016 reúne informações atualizadas sobre os sistemas educacionais de todos os países membros da OCDE e também de países parceiros, como Argentina, Brasil, Colômbia, China, Indonésia e Rússia.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Confira:
Panorama da Educação: Destaques do Education at a Glance 2016
Relatório Education at a Glance 2016
• Apresentação do Inep
• Apresentação da OCDE

X
Fim do conteúdo da página