Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação financeira

Evento visa conscientizar sobre planejamento das finanças

  • Quarta-feira, 19 de abril de 2017, 18h32

O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) vai realizar, de 8 a 14 de maio, a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira. Por meio de ações gratuitas, a iniciativa busca promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma mobilização multissetorial em prol da promoção de ações na área.

O evento é realizado anualmente desde 2014. Na última edição, no ano passado, houve palestras, cursos, workshops, gincanas, concursos culturais e aulas, totalizando mais de mil ações presenciais e virtuais, organizadas por 153 instituições. O alcance foi de, aproximadamente, 1,3 milhão de pessoas em 458 municípios em todo país.

O Conef é um colegiado do qual o MEC participa em caráter permanente, que tem o objetivo de promover a educação financeira e previdenciária da população, a começar da escola. O comitê – este ano presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – visa ainda contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte do cidadão.

Planejamento - A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo. Um dos pilares é o hábito de poupar.

“A educação financeira vai além do que comumente as pessoas entendem, como algo vinculado apenas à matemática; é planejar para ver seus sonhos realizados. É poupar em todas as áreas, como economizar água fechando a torneira. E essas são ações que podemos trabalhar desde a educação infantil até adolescentes e adultos nas universidades”, detalha Sandra Tiné, presidente do Grupo de Apoio Pedagógico do Conef.

Mais informações sobre a 4ª Semana Nacional de Educação Financeira podem ser obtidas na página eletrônica da iniciativa.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página