Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação superior

Capes oferece acesso gratuito a publicação internacional

  • Segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018, 14h32

Usuários da internet têm à disposição, gratuitamente, o acesso à revista National Geographic, por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação. A publicação está disponível desde a primeira edição, de 1888, até o ano corrente. Por meio do acordo da Capes com a editora responsável pela publicação, no Brasil, todo IP (Internet Protocol, o número de identificação do dispositivo em uma rede) terá acesso ao conteúdo.

Com quase 130 anos de história, a revista é reconhecida pela qualidade em fotojornalismo e cartografia, oferecendo cobertura aprofundada de ciência, tecnologia, geografia, cultura, vida animal, meio ambiente e ecologia. Devido à variedade de temas, o título beneficia professores, estudantes, pesquisadores e outros profissionais que têm curiosidade acadêmica e gostam de ampliar seus conhecimentos.

Na página da revista, os usuários também têm acesso a edições da National Geographic Brasil, além de materiais de áudio e vídeo originais produzidos pelas expedições da National Geographic Society – entidade norte-americana responsável pela editoração do conteúdo.

Abrangência – A National Geographic é mensal e divulgada em vários países. Possui visibilidade internacional devido à sua qualidade editorial e está indexada em uma plataforma de busca de fácil acesso, que permite navegação rápida pelos assuntos de interesse. É publicada em mais de 30 idiomas, incluindo português, grego, polonês, coreano, hebraico, tcheco e romeno.

A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho ou onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra os artigos, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o material para posterior leitura.

O acesso pode ser realizado a partir do banner localizado na página inicial do Portal de Periódicos da Capes – área “Parceiros” – ou no link “buscar base”. Há ainda a possibilidade de pesquisa pelo campo “buscar periódico”, onde o usuário encontrará as opções National Geographic AdventureNational Geographic Explorer e National Geographic Traveler.

Portal - O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e oferece a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Possui um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Criado para ampliar o acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, o portal é considerado um modelo único de consórcio de bibliotecas, sendo inteiramente financiado pelo governo brasileiro. Devido à sua abrangência, também é considerado a iniciativa do gênero com o maior alcance no planeta.

Clique aqui para acessar o conteúdo do portal disponível para a sua instituição. 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Capes

X
Fim do conteúdo da página