Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Ideb

Planilhas com resultados por escola já estão disponíveis

  • Terça-feira, 04 de setembro de 2018, 15h54
  • Última atualização em Terça-feira, 04 de setembro de 2018, 18h39

As planilhas com os resultados por escola do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 já estão disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com elas é possível conferir os dados distribuídos por anos inicias e finais do ensino fundamental e ainda no ensino médio.

Nesta terça-feira, 4, o Inep também disponibilizou o sistema Ideb por Escola para contextualização dos resultados. No sistema, além de consultar o Ideb e seus componentes, é possível conferir a complexidade da gestão escolar, as práticas pedagógicas inclusivas, a infraestrutura básica, os espaços de aprendizagens e equipamentos, a organização da escola, a taxa de participação no Saeb e, ainda, comparar o desempenho com outras escolas de perfis variados. Para melhor entendimento, as notas técnicas dos indicadores utilizados na ferramenta também podem ser consultadas.

Ideb – O índice foi divulgado nesta segunda-feira, 3, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep. Até 2015, os resultados do ensino médio, diferentemente do ensino fundamental, eram obtidos a partir de uma amostra de escolas. A partir da edição de 2017, o Saeb passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. Pela primeira vez, o Inep passou também a calcular o Ideb para as escolas de ensino médio.

O Ideb é uma iniciativa do Inep para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos nos ensinos fundamental e médio. Essas duas dimensões, que refletem problemas estruturais da educação básica brasileira, precisam ser aprimoradas para que o país alcance níveis educacionais compatíveis com seu potencial de desenvolvimento e para a garantia do direito educacional expresso em nossa constituição federal.

Acesse o sistema Ideb por Escola

Acesse o sistema do Ideb

Acesse a apresentação do Ideb

Acesse os resultados do Ideb 2017

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Ideb , Inep
X
Fim do conteúdo da página