Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conselho Nacional de Educação > Apresentação > Perguntas Frequentes > Prouni > MEC vai muito além do ProUni em busca de inclusão social no ensino superior
Início do conteúdo da página

Bolsa contempla 2.148 alunos do ProUni

Mais de dois mil estudantes receberão bolsa permanência do ProUni. O aproveitamento e a frequência de cada aluno são informados ao MEC ao final de cada semestre (Foto: Júlio César Paes)Mais de dois mil estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam a receber na primeira semana de março, retroativo a fevereiro, a bolsa-permanência de R$ 300,00. A relação dos 2.148 beneficiários está na página eletrônica  do ProUni. Para consultar a lista, o aluno precisa informar o número do seu CPF ou o registro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com o coordenador do ProUni, Celso Ribeiro, tem direito à bolsa-permanência todo o estudante do programa que faz uma graduação presencial com seis ou mais semestres de duração e com carga superior a seis horas diárias. Em 2007, o Ministério da Educação reservou em seu orçamento cerca de R$ 10 milhões para pagar a bolsa-permanência. O aluno recebe 12 bolsas por ano e se tiver aproveitamento de, no mínimo, 75% em todas as disciplinas do curso, combinado com freqüência de 75%, terá o benefício durante todo o curso.

As instituições de ensino superior que recebem alunos do ProUni são obrigadas a informar ao MEC, ao final de cada semestre, o aproveitamento e a freqüência de cada beneficiário. “Os alunos do ProUni são esforçados, têm bom desempenho, daí o baixo índice de desligamento do programa”, avalia Celso Ribeiro. O resultado, completa, se deve a uma seleção criteriosa que é feita entre milhares de concorrentes com base nas melhores notas do Enem.

O que fazer — O estudante que ganhou a bolsa-permanência em 2007 deve abrir uma conta corrente, individual, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, informar o número da conta na instituição onde estuda e assinar o termo de concessão de bolsa. O MEC faz o depósito sempre na primeira semana de cada mês.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página