Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gabinete do Ministro
Início do conteúdo da página

Apresentação

Ministro

José Mendonça Bezerra Filho

Currículo

Ministro de Estado da Educação, José Mendonça Bezerra Filho é graduado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), com curso de gestão pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA). Foi governador e vice-governador de Pernambuco (1999-2002 e 2003-2006), tendo assumido o Governo do Estado em 2006. Foi secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal.

Mendonça Filho teve atuação marcante na Câmara dos Deputados, pelo perfil de articulador, debatedor e propositor de projetos de interesse do Brasil. Na área de educação, apresentou projetos para ampliação do Fies para alunos de autarquias municipais, além de estabelecer os 6 anos como idade máxima para alfabetização das crianças na rede pública. É autor da Lei de Informática, que dispõe sobre a prorrogação de prazo dos benefícios concedidos até 2029, e da emenda da reeleição para cargos executivos. Publicou o livro Reeleição: Aprimorando o Sistema Presidencial Brasileiro.

Foi o primeiro vice-governador de Pernambuco a exercer a função como executivo público. Com o perfil de gestor equilibrado, tocou importantes programas e obras do governo, tais como a presidência da Comissão Diretora de Reforma do Estado, que tirou o aparelho burocrático de Pernambuco do marasmo, ao adotar moderna política de gestão. Comandou programas de atração de investimentos e projetos estruturadores, como o Águas de Pernambuco, o Estradas para o Desenvolvimento, o de eletrificação rural e o do porto digital, além da consolidação do porto de Suape.

Em 2006, assumiu o governo do estado e adotou política arrojada na área de gestão, com programas e ações inovadoras, como a ampliação das escolas em tempo integral, o Jovem Campeão, a Agenda da Juventude, o Universidade Democrática e a Ação Integrada pela Segurança. Participou de vários conselhos, entre os quais o da assembleia da Fundação Getúlio Vargas, na condição de governador de Pernambuco, e foi secretário-executivo do conselho Pernambuco Pacto 21.

Mendonça Filho nasceu em Recife, em 1966. É casado e tem três filhos.

X
Fim do conteúdo da página