Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Gabinete do Ministro > Conheça o MEC > Matérias > Veja o que disse o ministro Haddad no lançamento do PDE
Início do conteúdo da página

Apresentação

Ministro

Rossieli Soares da Silva

Currículo

Rossieli Soares da Silva, 39 anos, é advogado e mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.  Exerceu o cargo de Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) desde maio de 2016.

Participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio, sancionada em fevereiro de 2017, e das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental, homologada pelo ministro da Educação em dezembro de 2017, bem como da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, que será discutida no CNE. Vem atuando em importantes destaques das políticas públicas para a educação básica, como a alfabetização, formação de professores e  fomento à educação integral. 

Foi Secretário de Estado de Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas de agosto de 2012 até maio de 2016, quando o estado obteve o maior crescimento nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), comparativamente às demais unidades da federação. Nesse período, o Amazonas teve o maior crescimento no Pisa, saindo da 23ª posição, em 2012, para o 11º lugar, em 2015, registrando um crescimento de 23,3 na média geral. Das 27 unidades da federação, no comparativo da média geral entre 2012 e 2015, 13 cresceram e 14 diminuíram suas pontuações no Pisa. Também nesse período o Amazonas atingiu o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as redes estaduais de ensino, o Amazonas foi o estado que teve o maior crescimento no ensino médio, segundo o Ideb 2015. Entre as redes estaduais de ensino, Amazonas e Pernambuco foram os únicos estados que cresceram em todas as etapas educacionais no Ideb 2015 – anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Com perfil inovador, Rossieli idealizou e inaugurou a primeira escola pública bilingue português/japonês do Brasil, que faz parte da rede estadual de educação do Amazonas - a escola professor Djalma da Cunha Batista.

Foi vice-Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), de 2015 a 2016, quando coordenou os Grupos de Trabalho do Ensino Médio e de Tecnologias. Foi Secretário Executivo de Gestão da Secretaria de Estado de Educação Governo do Amazonas, de 2011 a 2012, acumulando a função de Diretor de Infraestrutura, na mesma instituição. Ingressou na Secretaria de Estado de Educação do Governo do Amazonas como Diretor de Planejamento, cargo que exerceu de 2008 a 2010. 

Rossieli Soares nasceu em Santiago, no Rio Grande do Sul, é casado e tem um filho.

X
Fim do conteúdo da página