Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Ministro

José Mendonça Bezerra Filho

Currículo

Graduado em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Pernambuco (UPE). Fez curso de gestão pública pela Kennedy School, escola de governo da Universidade de Harvard (EUA). Começou a vida pública aos 20 anos. Foi, na época, o deputado estadual mais novo eleito no país. Elegeu-se governador de Pernambuco em 2006. Foi vice-governador nas duas gestões de Jarbas Vasconcelos (1999–2002 e 2002–2006), secretário de estado (1991–1993) e deputado estadual por dois mandatos (1987–1990 e 1991–1994). Estava no curso do terceiro mandato como deputado federal quando surgiu o convite para o Ministério da Educação e Cultura.

Mendonça Filho teve atuação marcante na Câmara dos Deputados, pelo perfil de articulador, debatedor e propositor de projetos de interesse do Brasil. Na área de educação, apresentou projetos para ampliação do Fies para alunos de autarquias municipais, além de estabelecer os 6 anos como idade máxima para alfabetização das crianças na rede pública. É autor da Lei de Informática, que dispõe sobre a prorrogação de prazo dos benefícios concedidos até 2029, e da emenda da reeleição para cargos executivos. Publicou o livro Reeleição: Aprimorando o Sistema Presidencial Brasileiro.

Foi o primeiro vice-governador de Pernambuco a exercer a função como executivo público. Com o perfil de gestor equilibrado, tocou importantes programas e obras do governo, tais como a presidência da Comissão Diretora de Reforma do Estado, que tirou o aparelho burocrático de Pernambuco do marasmo, ao adotar moderna política de gestão. Comandou programas de atração de investimentos e projetos estruturadores, como o Águas de Pernambuco, o Estradas para o Desenvolvimento, o de eletrificação rural e o do porto digital, além da consolidação do porto de Suape.

Em 2006, assumiu o governo do estado e adotou política arrojada na área de gestão, com programas e ações inovadoras, como a ampliação das escolas em tempo integral, o Jovem Campeão, a Agenda da Juventude, o Universidade Democrática e a Ação Integrada pela Segurança. Participou de vários conselhos, entre os quais o da assembleia da Fundação Getúlio Vargas, na condição de governador de Pernambuco, e foi secretário-executivo do conselho Pernambuco Pacto 21.

Mendonça Filho nasceu em Recife, em 1966. É casado e tem três filhos.

X
Fim do conteúdo da página