Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Escola técnica aberta: novos cursos

Quarta-feira, 01 de outubro de 2008 - 09:27

Jovens e adultos de seis municípios do Rio Grande do Sul podem concorrer este ano a 700 vagas em três cursos técnicos a distância. Oferecidos pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os cursos fazem parte da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil), iniciativa do Ministério da Educação em parceria com escolas técnicas e centros federais de educação tecnológica.

O Colégio Técnico Industrial recebe inscrições a partir de segunda-feira, dia 6, até 5 de novembro para o curso de automação industrial. São 300 vagas, distribuídas em cinco pólos, para jovens e adultos com ensino médio completo. Santa Maria terá cem vagas. Bagé, Canguçu, Alegrete e São Borja ficam, cada uma, com 50 vagas. A seleção será realizada em 7 de dezembro. A prova terá 50 questões objetivas sobre conteúdos de português, matemática e física. As aulas começam em 3 de março de 2009.

O coordenador do curso, Paulo Roberto Colusso, explica que a oferta de formação técnica em automação industrial atende a necessidade de mão-de-obra qualificada para diversas atividades dos pólos florestal e madeireiro instalados na metade sul do estado. No curso, o aluno receberá formação teórica de 1,2 mil horas nas áreas de eletricidade, mecânica e informática e fará estágio de 200 horas em laboratórios móveis, que passarão pelos pólos. A parte presencial ocorrerá aos sábados, no pólo indicado pelo aluno na inscrição. O colégio oferece apostilas e tutores para tirar dúvidas e orientar os estudos.

O edital e a ficha de inscrição estarão disponíveis na página eletrônica da universidade no próximo dia 6.

Biocombustíveis — O Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça recebe inscrições para o processo seletivo de 6 de outubro a 30 de novembro. A escola oferecerá o curso técnico em biocombustíveis, com 200 vagas, distribuídas entre os pólos de Santa Maria, Canguçu, Santo Antônio da Patrulha e Bagé. O curso técnico em agroindústria também com 200 vagas, será ministrado em Canguçu, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Bagé.

Na inscrição, o candidato deve indicar em que pólo terá as aulas práticas e as atividades presenciais. As provas, marcadas para 14 de dezembro, terão  questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, informática e cultura geral. O edital e a ficha de inscrição estarão disponíveis na página eletrônica da UFPel.

Com a abertura desses processos seletivos, já são três as instituições de ensino técnico ligadas a universidades federais a abrir cursos profissionalizantes para jovens e adultos. No conjunto, são 1,6 mil vagas. O Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, foi o pioneiro ao selecionar, em agosto, 900 alunos para três cursos, em oito cidades. As aulas começam no próximo dia 11.

Pólos — A Escola Técnica Aberta do Brasil é um programa das secretarias de Educação a Distância (Seed) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A E-Tec Brasil selecionou este ano, no primeiro edital, 193 pólos, autorizados a promover vestibulares nos próximos 12 meses em sete municípios do Acre; 13 do Amazonas; 23 da Bahia; nove do Ceará; um do Espírito Santo; 16 de Goiás; oito do Maranhão; nove de Minas Gerais; 17 de Mato Grosso do Sul; cinco do Pará; 16 de Pernambuco; quatro do Piauí; 34 do Paraná; cinco do Rio de Janeiro; quatro do Rio Grande do Norte; sete do Rio Grande do Sul; dois de Santa Catarina; cinco de São Paulo e cinco de Tocantins, além de três cidades-satélites do Distrito Federal.

Ionice Lorenzoni

Republicada com acréscimo de informações

Palavras-chave: mec, notícias, jonalismo, matérias