Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Litoral norte do RS ganha escola técnica

Sexta-feira, 28 de novembro de 2008 - 15:52

Osório (RS) – Foi lançada na sexta-feira, dia 28 de novembro, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a pedra fundamental da unidade de ensino de Osório, a 95 quilômetros de Porto Alegre. A partir do próximo ano, 1,2 mil estudantes terão cursos técnicos gratuitos de nível médio, superiores de tecnologia e licenciaturas. De acordo com as expectativas no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, responsável pela obra, de abril a julho serão realizados o concurso público para professores e técnicos administrativos e o processo seletivo para os estudantes. O investimento na construção da escola é de R$ 5 milhões.

“Este ato representa um marco para a região, que terá em breve profissionais qualificados tão necessários para as demandas que surgem”, disse o prefeito Romildo Bolzan Júnior. Ele lembrou que os outros dois grandes investimentos do governo federal no município, a duplicação da BR 101 e o Parque Eólico (segundo maior do mundo), são geradores constantes de mão-de-obra especializada.

A diretora do Cefet de Bento Gonçalves, Cláudia Schiedeck de Souza, explicou que os primeiros cursos da escola serão de edificações, turismo, gestão de negócios e informática, no nível médio e de jovens e adultos, exatamente por estarem de acordo com as necessidades da região.

“Como bem diz o presidente Lula, recursos para a educação não são gastos, mas investimentos. Vamos continuar investindo pesadamente na educação profissional para acompanhar o ritmo de crescimento do país, mesmo com a crise internacional”, destacou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, que representou o ministro Fernando Haddad na cerimônia.

A escola de Osório integra o plano de expansão da rede federal de educação profissional. O Rio Grande do Sul passará das atuais 16 unidades de ensino para 27, em 2010. No país, estão sendo construídas 214 unidades. A meta é chegar a 2010 com 354 escolas e 500 mil vagas.

Felipe De Angelis

Palavras-chave: Notícias, Página inicial, Litoral norte do RS ganha escola técnicaLitoral Escola Técnica