Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Salto para o Futuro


Transmitido de segunda a sexta-feira pela TV Escola, o Salto para o Futuro tem como proposta a formação continuada de professores de Ensino Fundamental e Médio, veiculando também séries de interesse para a Educação Infantil.

 

No ar desde 1991, o programa é interativo e se tornou referência para professores e educadores de todo o país. O Salto utiliza diferentes mídias - tv, internet, fax, telefone e material impresso - no debate de questões relacionadas à prática pedagógica e à pesquisa no campo da educação.

 

O programa conta com orientadores educacionais, que coordenam os trabalhos em aproximadamente 600 telepostos, distribuídos em todo o território brasileiro e tem momentos interativos que possibilitam aos professores, reunidos nesses espaços, um contato “ao vivo” com os debatedores dos temas em análise.

Embora o programa Salto para o Futuro seja especificamente produzido para o aperfeiçoamento de professores e educadores em exercício,  em alguns municípios, o Salto também é utilizado como apoio aos cursos de formação de professores para as séries iniciais, ficando a critério de cada estado a avaliação e a certificação dos participantes.

O Salto para o Futuro é exibido das 19h às 20h, com reprise às 3h, 5h, 11h e 15h do dia seguinte.

Clique aqui e saiba mais sobre o Salto para o Futuro.

Publicações

A Secretaria de Educação a Distância do MEC editou, nos últimos anos, dois livros temáticos do Salto para o Futuro. Conheça essas publicações:


PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Práticas de leituras


Essa publicação reúne textos produzidos para séries do Salto para o Futuro no período de 2000 a 2005. As abordagens variam de acordo com a temática das séries e a perspectiva conceitual dos autores. No entanto, os textos aqui apresentados têm características comuns no que diz respeito às práticas de linguagem no contexto escolar.

Com essa iniciativa, a TV Escola, canal do Ministério da Educação, espera proporcionar uma experiência significativa aos professores que têm como compromisso a formação de novos leitores e de cidadãos críticos e participativos.

 

 

A coletânea está dividida da seguinte forma:

1) Práticas de letramento e processos de alfabetização;
2) Os modos orais de comunicação e a tradição cultural;
3) Literatura e leitores: os livros e seus temas;
4) A leitura da literatura e o fazer poético; e
5) Processos de leitura e de escrita nas diferentes áreas do conhecimento.

Para acessar o conteúdo digital do livro, clique aqui.



INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Essa publicação, oferecida aos educadores brasileiros, dá relevo ao tema das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a partir de uma seleção de textos publicados e séries produzidas pelo Salto para o Futuro, nos últimos anos.

A intenção da TV Escola, canal do Ministério da Educação, é incentivar os educadores a inserirem as TICs na educação, de forma crítica, criativa e cidadã.

 

 

 

 

 


A coletânea está dividida da seguinte forma:

1) Tecnologia, Currículo e Projetos;
2) Tecnologias na Escola;
3) Tecnologias Audiovisuais: TV e Vídeo na Escola; e
4) Tecnologia na Educação de Professores a Distância.

O livro está disponível em versão digital, dividida nos seguintes arquivos:

a. Iniciais
b. Apresentação
c. Tecnologia, Currículo e Projetos
d. Tecnologias na Escola
e. Tecnologias Audiovisuais: TV e Vídeo na Escola
f. Tecnologia na Educação de Professores a Distância

(*) Acesse aqui a versão integral em texto.

 

 

Palavras-chave: Salto para o Futuro, TV Escola