Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Publicações Seb - Pró-Conselho

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação

Publicações do Pró-Conselho

Perfil dos Conselheiros Municipais de Educação

 

Outras Publicações

Seminário

 


Seminário Internacional Gestão Democrática da Educação e Pedagogias Participativas

 

 

Documentos de Referência

 

Indicadores de Qualidade na EducaçãoIndicadores de Qualidade na Educação. Os Indicadores de Qualidade foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades. Nesta publicação foram identificados sete elementos fundamentais - chamados de dimensões - que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua qualidade. Para avaliar essas dimensões, foram criados alguns sinalizadores de qualidade de importantes aspectos da realidade escolar: os indicadores.

 

Indicadores de QualidadeIndicadores de Qualidade: ensino e aprendizagem da leitura e da escrita - Ensino Fundamental: Esta publicação é parte dos Indicadores da Qualidade na Educação, sistema que vem sendo desenvolvido desde 2003 com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na avaliação e na mobilização pela melhoria da qualidade na educação. Ela contém os indicadores de qualidade relativos ao ensino e à aprendizagem da leitura e escrita no ensino fundamental.

 


Aprova Brasil
Aprova Brasil, o direito de aprender procurou identificar em 33 escolas do país as boas práticas que ajudam as crianças a realizar esse sonho. O estudo foi desenvolvido a partir dos resultados da Prova Brasil, um gigantesco esforço de avaliação conduzido pelo Inep, que avaliou a aprendizagem das crianças da 4ª série e dos adolescentes da 8ª série em mais de 40 mil escolas públicas do Brasil. Veja o vídeo.





Palavras-chave: Educação básica, SEB, publicações, pró-conselho